segunda-feira, 29 de abril de 2019

GOVERNADOR CAMILO SANTANA DISCUTE PARCERIAS COM MAIOR EMPRESA DE INFRAESTRUTURA DA CHINA

No penúltimo dia da viagem à China, onde mantém contatos para atrair novos investimentos para o Ceará, o governador Camilo Santana teve reunião com Sun Ziyu, vice-presidente da China Communications Construction Company (CCCC), maior empresa de infraestutura do país e uma das maiores do mundo, com faturamento global de US$ 70 bilhões.
Durante o encontro, que teve a presença de outros diretores da CCCC e do assessor especial de Assuntos Internacionais, César Ribeiro, foram discutidos possíveis acordos entre a empresa e o Estado do Ceará, principalmente na parte de infraestrutura logística. “O Complexo Industrial e Portuário do Pecém tem crescido muito, e, com a atração de novas empresas, precisamos dotar o Ceará de uma infraestrutura que seja adequada para receber os empreendimentos. Isso significa maior impulso na nossa economia e consequente geração de mais empregos para os cearenses. É isso que buscamos aqui”, afirmou o governador.

Encontro com o embaixador

Antes da reunião na CCCC, o governador Camilo Santana esteve na Embaixada do Brasil na China, onde foi recebido pelo embaixador Paulo Estivallet. Os dois conversaram durante mais de duas horas sobre projetos e ações que podem ser desenvolvidos entre o Ceará e a China. O embaixador se colocou à disposição do Governo do Ceará para ajudar nessa relação, que poderá gerar novas oportunidades de negócios.
A última agenda do governador Camilo Santana na China acontece nessa terça-feira (30). O governador terá reunião com diretores da Empresa Huawei, maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo. Em seguida, embarca de volta ao Ceará.

Agendas

Durante a missão na China, o governador Camilo Santana já firmou parcerias em outras quatro áreas consideradas estratégicas para o Governo do Ceará: Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura. Na última quarta-feira (24), em Pequim, foi assinado um acordo com o Grupo Meheco (Medical Health Company), um dos maiores do mundo na área de tecnologia em saúde, que estabeleceu bases de cooperação para o fornecimento de equipamentos para os hospitais cearenses, instalação de empresas no estado e desenvolvimento de tecnologia na área da saúde.
Na quinta-feira (25), o governador esteve na cidade chinesa de Hangzhou, onde se reuniu com representantes da Dahua Technology para conhecer a expertise da empresa no uso da tecnologia para o combate ao crime. Foram apresentados projetos desenvolvidos no uso de inteligência artificial na prevenção de crimes e investigação de delitos, além do serviço de monitoramento de presos que respondem pena em liberdade. Nos próximos dias, o Ceará vai receber equipes da Dahua Technology para fazer um estudo do melhor modelo a ser desenvolvido na parceria entre a empresa e o governo cearense.
Na sexta-feira (26), Camilo Santana esteve em Dalian, onde fechou acordo com o prefeito Tan Chengxu para intercâmbio de alunos e professores de escolas públicas cearenses na China. O Ceará também deverá receber estudantes chineses. Já a partir do próximo mês de agosto, dez alunos e dois professores de escolas estaduais do Ceará estarão em Dalian realizando o primeiro intercâmbio.
Já no último sábado (27), também em Dalian, a comitiva cearense se reuniu com diretores de um grande grupo chinês da área petroquímica. “Nossa equipe já havia tido uma primeira reunião em fevereiro, quando foi demonstrado o interesse deles de investirem pela primeira vez no Brasil. Mostrei todo o potencial do nosso estado e a estrutura do Complexo Portuário do Pecém e da nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, citou o governador.