quinta-feira, 28 de novembro de 2019

IVO GOMES ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DE EQUIPAMENTOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO


Dentro da programação da IV Semana do Patrimônio Cultural de Sobral, o prefeito Ivo Gomes vai inaugurar, na manhã desta quinta-feira (28/11), os sítios arqueológicos de Bilheira I e II. À noite, às 19 horas, ele assinará, no Theatro São João, as ordens de serviço para restauração do Teatro Apolo e da Praça da Igreja Menino Deus. O momento contará com a presença da secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, e do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, Otacílio Macedo.

A assinatura das ordens de serviço foi tema do encontro do prefeito, nesta quarta-feira (27/11), com Otacílio Macedo e Ione Carvalho, diretora do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) do Iphan. “A cidade tem tudo para ser um polo turístico e nós temos que trabalhar com a comunidade, para que ela possa entender a importância da preservação, só não preservar, mas que entendam que isso faz parte da história dela. No momento em que as pessoas se identificarem, elas serão irão ajudar na preservação dos monumentos de Sobral, inclusive dos sítios arqueológicos, como é o caso dos que serão inaugurados amanhã, em Bilheira”, disse a diretora.

“Nós estamos não apenas restaurando, junto com a Prefeitura de Sobral, mas estamos também fazendo a socialização dos sítios de Bilheira. Lá foi feita toda uma estrutura de madeira e recuperada toda a parte de arqueologia. É muito importante que os estudantes se façam presentes, o momento vai ser aberto à visitação”, disse Otacílio Macedo.

Os sítios arqueológicos de Bilheira integram o roteiro ecoturístico da região leste de Sobral (Aracatiaçu, Bilheira e Taperuaba), juntamente com as fontes Olhos D’água do Pajé, a Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima.

Sobre as ordens de serviço, a secretária Marília afirma que irão beneficiar “monumentos importantes para o conjunto do Sítio Histórico tombado de Sobral”.