sexta-feira, 22 de novembro de 2019

PROGRAMA MAIS INFÂNCIA CEARÁ É APRESENTADO EM WORKSHOP NO ESPÍRITO SANTO


O Programa Mais Infância Ceará, instituído política pública no primeiro semestre desse ano, foi apresentado nesta quarta-feira (20) durante abertura do Workshop pela Primeira Infância, promovido no Espírito Santo. A convite do governo capixaba, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, foi uma das palestrantes no evento e apontou os resultados do trabalho já realizado pelo Governo do Ceará na área do desenvolvimento infantil. “Apresentar os avanços do Estado na área da infância é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. São milhares de famílias sendo beneficiadas com as ações do programa nos 184 municípios cearenses”, enfatiza.

O evento, que tem a coordenação da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), reúne até sexta-feira (22) gestores públicos e técnicos do Criança Feliz, programa de visitas domiciliares do Governo Federal, que atuam no Espírito Santo e buscam referências em experiências exitosas de políticas públicas intersetoriais voltadas para a primeira infância, abrangendo crianças até seis anos de idade. "O Ceará é um estado bastante avançado na área infantil e a seriedade do trabalho realizado pela primeira-dama Onélia fortalece os efeitos que têm por lá. Trazê-la aqui para compartilhar conosco um pouco da expertise e os resultados do Mais Infância vai auxiliar, e muito, nossa equipe. Queremos garantir o desenvolvimento integral da criança espírito-santense", salienta o secretário Bruno Lamas, da Setades.
De acordo com a primeira-dama do Espírito Santo, Virgínia Casagrande,  o workshop é uma oportunidade de construir estratégias com foco na infância. "Quanto o assunto é infância, no Brasil, temos o Programa Mais Infância Ceará como referência. Tive conhecimento do trabalho da Onélia e venho, desde então, acompanhando a iniciativa cearense. O governador Renato Casagrande determinou que o público infantil tenha atenção em seu governo e, hoje, os profissionais que atuam com crianças, de todas as prefeitura do Estado, estão tendo a oportunidade de conhecer a metodologia desse programa" aponta.

Onélia Santana, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, dividiu a mesa com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Lino de Macedo, especialista na área infantil, e destacou a parceria com os municípios para garantir condições em benefício das crianças que estejam na primeira infância. “Ninguém consegue fazer nada só, por isso é importante a parceria com as instituições e prefeituras. Os gestores precisam entender que os resultados desse investimento nos primeiros anos de vida serão colhidos lá na frente, com cidadãos honrados. Continuaremos buscando novas relações, para fortalecer cada vez mais a nossa infância”, afirma.
Impacto Social

Os estudos sobre o impacto de programas sociais voltados à primeira infância renderam ao economista americano James Heckman o Prêmio Nobel de Economia. Heckman comprovou que políticas públicas focadas nesse período da evolução humana têm potencial de gerar verdadeiras revoluções sociais. O levantamento envolveu economistas, psicólogos, sociólogos, estatísticos e neurocientistas. O estudo apontou que o investimento em programas de aprendizagem precoce podem impulsionar resultados educacionais, econômicos e de saúde.