Chegam a ser chocantes os “sinais exteriores de riqueza”, nas ruas de Brasília, neste sábado (30), da campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, fazendo lembrar interesses econômicos por trás dessa disputa.
Bandeiras de tecido da propaganda do candidato Arthur Lira (PP-AL), sob slogan “Para toda a Câmara ter voz”, contrastam com a riqueza de vários painéis eletrônicos gigantes do adversário Baleia Rossi (MDB-SP), montados na Esplanada dos Ministérios, além balões e faixas em material sintético, as mais caras do mercado, e caminhões com painéis eletrônicos estacionados em locais estratégicos. O valor médio do aluguel diário para um caminhão equipado com painéis de Led é de R$ 2 mil.
Apesar da ostentação, a candidatura de Baleia Rossi não tem sido apontada como a favorita na disputa. O candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem feito uma campanha mais voltada para o público externo, como se fosse uma eleição popular, enquanto Arthur Lira se dedica mais ao “público interno”, isto é, o eleitorado de 513 deputados.
(Diário do Poder)