terça-feira, 12 de julho de 2022

COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA DAS ELEIÇÕES AMPLIOU DIÁLOGO COM A SOCIEDADE


A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) já fez seis reuniões técnicas, inclusive com militares da área de cibersegurança, fortalecendo o canal de diálogo com o objetivo de ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições no país desde a sua instituição em setembro de 2021.

CTE foi criada por meio da Portaria TSE 578/2021 pelo ministro Luís Roberto Barroso, que antecedeu o ministro Luiz Edson Fachin na Presidência da Corte Eleitoral, como um colegiado múltiplo visando aumentar o diálogo com diversas instituições públicas e segmentos sociais para o aprimoramento do processo eleitoral. Também no mesmo mês de 2021, o TSE criou o Observatório de Transparência Eleitoral (OTE).

CTE é composta por representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação, integrantes da sociedade civil e das Forças Armadas. Desde a criação, a Comissão participou ativamente do plano de ação do TSE para as Eleições 2022, opinando e propondo medidas adicionais para garantir a máxima transparência do processo eleitoral.