O PDT do Ceará reuniu, durante quatro horas, nesta segunda-feira (11), as bancadas pedetistas da Assembleia Legislativa e Câmara Federal para deliberar sobre os próximos passos da sigla em busca de unidade sobre o nome que deve representar a base governista na disputa eleitoral deste ano. O partido definiu que um diálogo deve ser travado com o ex-governador Camilo Santana para se chegar a um consenso, e caso isso não ocorra, a definição se dará em reunião do diretório estadual, que escolherá o nome do candidato pedetista na próxima segunda-feira (18).
Estiveram presentes os 13 deputados estaduais da sigla na Assembleia Legislativa, além dos sete deputados federais e do presidenciável Ciro Gomes. O senador Cid Gomes, que foi responsável por essas deliberações nos últimos anos, continua afastado do processo de escolha do nome pedetista, mas mantém diálogo com o irmão, Ciro Gomes.
“Buscaremos a unidade em cima disso. Vamos buscar diálogo com o ex-governador Camilo Santana na perspectiva da deliberação que deve sair na segunda-feira. Se chegarmos a um consenso até lá, que seja respeitado a decisão do PDT, do diretório do PDT”, informou ao Blog do Edison Silva o presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo.
Segundo ele, dependendo das conversas no decorrer da semana é provável que o nome do escolhido seja informado até antes da reunião do diretório, que serviria apenas para confirmar a decisão das lideranças. Figueiredo e o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão foram designados para manter diálogo com Camilo Santana. A perspectiva dos pedetistas é trabalhar em cima de uma unidade, o que conforme disse, seria bom para todos os que fazem parte do grupo governista.
O ex-governador Camilo Santana é o nome do Partido dos Trabalhadores designado para manter o diálogo com os pedetistas, mas segundo André Figueiredo, não há qualquer impedimento de diálogo com outros atores da sigla aliada, como o deputado federal José Nobre Guimarães, por exemplo. “A ideia básica é que a candidatura que for definida pelo PDT que tenha o apoio de todos os partidos”, defendeu.