quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA FARÁ CAMPANHA DE COMBATE ÀS DROGAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vai iniciar, ainda neste ano, uma campanha de combate ao uso de drogas. O anúncio é do presidente da Casa, deputado José Albuquerque (Pros). O anúncio foi feito na quarta-feira (23), após a exposição do secretária do segurança, Servilho de Paiva, no plenário da Casa. A campanha será lançada nesta quinta-feira (24), na sessão ordinária da Assembleia, no plenário.
O primeiro passo da campanha será um seminário reunindo secretarias de governo, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e outras instituições estaduais e nacionais. “Vamos chamar todos os setores da sociedade civil para juntos discutirmos a apontarmos saídas que possam minimizar o sofrimento de tantas famílias por causa da dependência química”, destaca o presidente da Casa.
Para José Albuquerque, um dos principais problemas do Brasil hoje é a epidemia das drogas. “A maconha, a cocaína e, sobretudo, o crack, invadiram os lares e destroem, todos os dias, a vida de muitos brasileiros. Um problema que deixou de afetar apenas a população mais pobre, mas toda a sociedade”, sustenta.
O presidente da Assembleia cita levantamento da Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, segundo o qual existem 370 mil usuários de crack apenas nas capitais do país, sendo que 40% destas pessoas estão no Nordeste.
O deputado destaca que o governador Cid Gomes vem combatendo incansavelmente o problema em todos os âmbitos. “Em segurança, só para dar um exemplo investimento do Governo, de cada dois policiais militares da ativa, um foi concursado nesta gestão. De cada 12 policiais civis, 10 foram colocados neste Governo”, destaca.
José Albuquerque lembra que o governador criou a Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, com o objetivo de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas às políticas públicas sobre drogas. “Em novembro, o governo entrega mais centenas de leitos para a internação de usuários de drogas”, antecipa.