segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SOLENIDADE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CELEBRA 45 ANOS DA UVA

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza sessão solene, na noite de terça-feira (29/10), para homenagear os 45 anos de fundação da Universidade Vale do Acaraú (UVA). A solenidade atende ao pedido do presidente da Comissão de Educação, deputado Professor Teodoro (PSD), e acontece às 19h no Plenário 13 de Maio. 

“O reconhecimento da instituição e a sua maturidade acadêmica não vieram por acaso. É fruto de profissionais que lutam e desejam que, pela educação, pelo ensinar e pelo aprender diário, se construa a sociedade justa e humana no mundo melhor que queremos”, observou o deputado.

A Fundação Vale do Acaraú foi criada por meio da lei municipal n° 214/1968, pelo prefeito de Sobral, Jerônimo Medeiros Prado. O nome da instituição se deve ao rio que corta a cidade, Rio Acaraú.  

De 1990 até 2006, a UVA foi administrada pelo reitor José Teodoro Soares, período em que os cursos de graduação passaram de nove para 23. Hoje a atual reitora da UVA, Maria Palmira Soares Mesquita, vem ampliando o alcance da Universidade, que já está em mais de 100 municípios do Ceará.

Foram convidados para a solenidade a reitora Maria Palmira Soares Mesquita; o ex-reitor Antônio Colaço Martins; o ouvidor da UVA, Gabriel Assis Araújo; além dos ex-professores Manoel Valderi da Rocha, João Edison de Andrade, Pedro Ribeiro da Silva; dentre outros.