As 300 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de
alfabetização e do 5º ano do ensino fundamental recebem nesta
quarta-feira, dia 28, às 9 horas, no Centro de Eventos, o Prêmio Escola
Nota Dez. O prêmio será entregue pelo governador Camilo Santana; o
ministro da Educação, Aloízio Mercadante; e o secretário da Educação do
Ceará, Maurício Holanda. A iniciativa tem como base as informações do
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014. Foram
avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos de mais de 4 mil unidades
escolares públicas.
A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que
obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o
Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150
unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho
Escolar – (IDE 5). O prêmio tem como finalidade reconhecer o esforço
das escolas públicas para elevar a aprendizagem das crianças. Os dados
do Spaece são utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da
Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do
Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da
qualidade do ensino.
Um bom exemplo desenvolvido pela administração estadual é o Programa
Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que, em 2007, começou suas
atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos
matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense.
Em 2011, para expandir as mesmas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o
Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). O programa beneficia os
184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal,
avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de
literatura. Está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil,
gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do
leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.
Resultados de 2014
Entre os anos de 2007 e 2014, 84,6% % dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%. Nesse mesmo período, é possível verificar que houve uma redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano. Caiu de 32,8% para 0,6%.
Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de
Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de 2008. Em
Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para
35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de
3,6% e passou para 27,1%.
Serviço:
Entrega do Prêmio Escola Nota Dez
Data: 28 de outubro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará / Pavilhão Oeste / Portão B / Salão Mundaú