quarta-feira, 28 de março de 2018

AQUIRAZ GANHA REFORÇO COM BPRAIO E SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

O município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, agora conta com reforço na segurança com policiamento especializado e um novo sistema de vigilância de alta tecnologia. O governador Camilo Santana participou na tarde de terça-feira (27), na Praça das Flores, da solenidade de início das atividades do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da implantação do sistema de videomonitoramento que tem o objetivo de interligar informações e focar no enfrentamento à criminalidade.
“Essa já é o 19° município a ganhar o BPRaio e até junho todas as cidades com mais de 50 mil habitantes terão o seu batalhão. Vocês vão ver a diferença após a presença do BPRaio. Essas câmeras de videomonitoramento têm visão noturna, fazem giro de 360 graus, tiram foto da placa de carro e identificam se é roubado. Estamos adquirindo 13 mil pistolas, adquiri mais 1.500 novas viaturas e estaremos recebendo mais 600. Vamos inaugurar o primeiro Centro de Inteligência Integrada do país, que vai funcionar em Fortaleza. Estamos com pulso firme para investir em segurança pública e, juntos, vamos vencer essa guerra contra a bandidagem”, disse o chefe do Executivo.

Sistema de videomonitoramento

O videomonitoramento visa focar no enfrentamento à criminalidade nos municípios com população acima de 50 mil habitantes. O projeto conta com a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará. O investimento anual do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões.
Os municípios contemplados serão: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Crato, Caucaia, Aracati, Morada Nova, Quixadá, Itapajé, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Baturité, Russas, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Itapipoca, Sobral, Camocim, Canindé, Granja, São Benedito, Viçosa do Ceará, Tianguá, Trairi, Crateús, Acopiara, Boa Viagem, São Gonçalo do Amarante e Tauá.

Interiorização do BPRaio

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado, após a regionalização que instalou nove bases em cidades-polo do Interior. Agora, municípios com mais de 50 mil habitantes já passam a receber o Batalhão: Aquiraz, Horizonte, Eusébio, Maranguape, Maracanaú e Caucaia, na RMF; além de Crato, no Cariri; Acaraú, no Litoral Norte; e Beberibe e Aracati, no Litoral Leste.