quinta-feira, 29 de março de 2018

SOBRAL RECEBE A DÉCIMA CERTIFICAÇÃO SELO MUNICÍPIO VERDE

Na manhã de quarta-feira (28/03) a Caravana Verde esteve em Sobral para o último encontro de uma série de 12, com gestores de 184 municípios do Ceará. Na ocasião, Sobral recebeu o Selo Município Verde. Desde a primeira certificação do programa no ano de 2004, das 12 edições, o município de Sobral recebeu 11.
Sobral inovou no processo da certificação, criando no ano de 2015, o grupo de trabalho intersetorial composto atualmente por treze secretarias e autarquias com representantes dos respectivos setores. Os técnicos reúnem-se para discutir estratégias, capacitação dos técnicos visando a implementação de políticas intersetoriais para a obtenção dos indicadores e mensurá-los na implementação dos indicadores.
“Na verdade, o Selo só é um momento de coroar essa atitude, essa vontade política que tem sido de preservar nosso meio ambiente e tornar a cidade um lugar melhor de se viver”, disse a vice-prefeita, Christianne Coelho.
O GEAC 2018 – I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais contou com a participação do titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno; do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Herbert Lobo; e demais convidados e prefeitos.
“O GEAC tem como propósito, fortalecer a gestão ambiental nos municípios”, afirma o titular da SEMA, Artur Bruno. “Estamos encerrando uma jornada, através da qual foi possível dialogar com 184 municípios. Avalio que estamos contribuindo para que cada vez mais, os municípios conheçam as nossas políticas ambientais”. Ele destacou ainda que com o apoio da SEMA, Sobral está elaborando o Plano de Manejo da Unidade de Conservação de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, no distrito Taperuaba.