quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

GOVERNO DO CEARÁ FECHA 2020 COM 269 EQUIPAMENTOS ENTREGUES PELO PROGRAMA MAIS INFÂNCIA CEARÁ

Mesmo com um ano desafiador, devido a pandemia, o Programa Mais Infância Ceará não parou e atingiu a marca de 269 equipamentos voltados para o desenvolvimento infantil inaugurados desde a criação da iniciativa, em 2015. A última entrega foi realizada na tarde desta quarta-feira (30), com o Centro de Educação Infantil Rosalina Otaviano Dias, em Cedro, em cerimônia virtual que contou com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana e da vice-governadora, Izolda Cela.

No total, são 57 centros de Educação Infantil, 132 brinquedopraças, 22 praças Mais Infância, 35 brinquedocreches, duas estações do Praia Acessível, 19 Núcleos de Estimulação Precoce, um Espaço Mais Infância e uma fábrica do Mais Nutrição. 

Além dos equipamentos entregues, a primeira-dama destacou outras iniciativas que fazem parte do programa. “Foram 42 mil profissionais que passaram por capacitação, 48 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância, com 50 milhões por ano do Governo do Estado diretamente para essas famílias. Nós já entregamos 630 toneladas de alimentos através do Mais Nutrição, contemplando 91 entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú”, pontuou. Segundo ela, com cerca de 3,7 milhões de visitas domiciliares, o Ceará é o estado com o maior número de visitas realizadas. “Nós temos uma parceria com o programa do Governo Federal, o Criança Feliz, e o programa do Governo do Estado, que é o Padin (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil), que foi pioneiro, começou com as famílias da zona rural. Hoje nós temos programas de visita domiciliar nos 184 municípios cearenses”.

Onélia ainda destacou que as ações do Programa Mais Infância Ceará acontecem nos 184 municípios. “Estamos interligando as políticas públicas do Governo e da rede municipal para que as famílias possam ter todo o suporte e conseguir avançar, no sentido de contribuir para que essa criança tenha o desenvolvimento integral e para que isso aconteça precisamos de várias forças, de várias mãos”.

Ela enaltece o apoio de parceiros como os permissionários da Ceasa e da iniciativa privada, a dedicação da equipe do Mais Infância Ceará e das secretarias, e a disposição do governador Camilo Santana em priorizar a infância. “O governador tem a compreensão de que o investimento na criança, desde a primeira infância, é o que vai consolidar o desenvolvimento sustentável do nosso Estado e diminuir as desigualdades”.