quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

PREFEITOS ELEITOS EM 2020 NA REGIÃO DA GRANDE FORTALEZA

Com 19 municípios, incluindo a capital cearense, a Região da Grande Fortaleza, apresenta o maior quantitativo do eleitorado cearense, com um total de 2.823.623 eleitores, conforme levantamento a partir das estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral. Em termos percentuais, este número corresponde a, aproximadamente, 43% do total de votantes em todo o Estado do Ceará.

Destaca-se ainda que desses dezenove municípios, apenas em 2 (dois), as eleições municipais se definem em segundo turno: Fortaleza e Caucaia. A capital cearense, com 1.821.382 eleitores, é, portanto, o maior colégio eleitoral do estado. Caucaia, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, é o segundo maior colégio eleitoral, concentrando 222.128 votantes. Todos os demais municípios, por não atingirem a marca de mais de duzentos mil eleitores, tiveram em 2020, a eleição municipal definida logo em primeiro turno, como assim se fez em todas as demais regiões do interior cearense.

A partir da homologação da manifestação do eleitorado em 15 de novembro, cada município elegeu o chefe do Executivo Municipal. Assim, tomam posse em: 

Aquiraz - Dr. Bruno Gonçalves (PL)

Caucaia - Naumi Amorim e Vitor Valim (2º turno)

Cascavel - Tiago Ribeiro (Cidadania)

Chorozinho - Dr. Júnior (PDT)

Eusébio - Dr. Acilon Gonçalves (PL)

Fortaleza - Sarto Nogueira e Capitão Wagner (2º turno)

Guaiúba - Izabella Fernandes (PSB)

Horizonte - Nezinho Farias (PDT)

Itaitinga - Paulo Cesar Feitosa (PL)

Maracanaú - Roberto Pessoa (PSDB)

Maranguape - Átila Câmara (Solidariedade)

Pacajus - Bruno Figueiredo (PDT)

Pacatuba - Carlomano Marques (MDB)

Paracuru - Beim (PDT)

Paraipaba - Ariana Aquino (Republicanos) 

Pindoretama - Dedé (PL)

São Gonçalo do Amarante - Professor Marcelão (Pros)

São Luís do Curu - Chico Abreu (PC do B)

Trairi - Gustavo (PP)

A eleição destes prefeitos, que já assumirão o mandato executivo municipal 2021-2024, traz para a região a configuração do seguinte quadro partidário: na liderança está o PDT, com 5 (cinco) prefeitos eleitos. O PL – Partido Liberal, saiu do pleito eleitoral em segundo lugar, com a eleição de 4 (quatro) prefeitos nesta região. O PROS conquistou a maioria dos eleitores em 2 (dois) municípios, enquanto CIDADANIA, PSB, PSDB, SOLIDARIEDADE, MDB, REPUBLICANOS, PC do B e PP, cada partido passa a ter 1 (um) prefeito eleito em um dos municípios cearenses localizados na Região da Grande Fortaleza, com mandato a se iniciar a partir de 1º de janeiro de 2021.