quarta-feira, 16 de junho de 2021

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ PROCURA MOTIVAR MAIOR PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA

A candidatura de mulheres apenas para cumprimento da cota de gênero e a violência política de gênero existente nessa prática foram discutidas, nesta terça-feira (15/06), durante lançamento do livro “Fictícias – Candidaturas de mulheres e violência política de gênero”. A obra é de autoria da cearense Roberta Laena, doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e analista judiciária do TRE-CE.

De iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, o evento virtual foi transmitido pela TV Assembleia (canal 31.1).

A Procuradora Especial da Mulher na AL, deputada Augusta Brito (PCdoB), ressaltou que o livro é resultado da tese de doutorado da autora e traz reflexões importantes sobre a participação da mulher na política, além de aspectos que precisam ser modificados. Para a parlamentar, um dos pontos relevantes da obra é a questão do financiamento das candidaturas femininas. “Muitas vezes, elas querem ser candidatas, mas o financiamento não é igual ao de um homem ou não existe, ou elas recebem o financiamento da candidatura para repassá-lo aos candidatos homens”, observou.