terça-feira, 22 de junho de 2021

PRESIDENTE DA CÂMARA NÃO ACREDITA EM TERCEIRA VIA CONTRA LULA


O deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara, não acredita em uma terceira via nas eleições de 2022. Em entrevista ao O Globo, o parlamentar afirmou:

“Lula é um player importante. Presidente duas vezes. O que eu não acredito é em terceira via. Não tem condição. No Brasil, nunca houve isso. Ao menos depois da volta do voto para presidente. Foi Collor e Lula (em 1989), depois anos de Lula contra o PSDB e a Dilma também (contra o PSDB). E, em 2018, o Bolsonaro substitui o PSDB na disputa com o PT. O PT está sempre lá. Por que não estaria nessa?.”

Ao ser questionado sobre a abertura do processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, declarou que sua função é de neutralidade.

“Não sou eu que faço o impeachment. Você quer dizer que o presidente Bolsonaro não tem voto na Câmara para segurar um pedido de impeachment? Que ele não tem base de apoio popular para se contrapor a um pedido de impeachment? Então, o que é que estão querendo? Que eu desorganize o país, que eu comece uma conflagração de 122 votos que querem contra 347 que não querem? Vocês querem testar? O que a população quer é testar? Acha que é o caminho? Vamos testar. O que eu estou dizendo é que o impeachment é feito com circunstâncias, com uma política fiscal desorganizada, uma política econômica troncha. O impeachment é político”, ressaltou.