quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

GOVERNADORES DEFENDEM PRORROGAR CONGELANENTO DO ICMS POR MAIS 60 DIAS

 


Gestores estaduais emitiram uma nota na tarde de quarta-feira (26) na defesa para que o congelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis por mais 60 dias.

Em contato com o Portal MaisPB, o secretário estadual da Fazenda da PB, Marialvo Laureano, informou que o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) vai se reunir nesta quinta-feira (27) e a expectativa é que o colegiado referende o entendimento dos governadores.

Na nota, os gestores afiram que “diante do novo cenário que se descortina, com o fim da observação do consenso e a concomitante atualização da base de cálculo dos preços dos combustíveis, atualmente lastreada no valor internacional do barril de petróleo, consideram imprescindível a prorrogação do referido congelamento pelos próximos 60 dias, até que soluções estruturais para a estabilização dos preços desses insumos sejam estabelecidas”.

Inicialmente, o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final seria congelado por 90 dias, entre 1º de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022. Os chefes dos executivos estaduais, no entanto, decidiram prorrogar o prazo, mas reforçaram a necessidade para adoção de medidas que amenizem o preço final da gasolina e do diesel.