terça-feira, 18 de janeiro de 2022

SOBRAL INICIA VACINAÇÃO INFANTIL - A IMUNIZAÇÃO COEMÇARÁ COM CRIANÇAS DE 11 ANOS

 


Inicia nesta terça-feira (18/01), a vacinação do público infantil no município de Sobral, das 8h às 12h, no Centro de Educação a Distância (CED) e em algumas escolas municipais. Na primeira etapa, serão vacinadas crianças de 11 anos cadastradas até o dia 11 de janeiro, mediante lista, que pode ser consultada no site da Prefeitura de Sobral. É necessário que ela seja acompanhada por um adulto responsável portando documento com foto.

A vacinação deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta. O calendário dependerá do envio das doses pelo governo. Atualmente, apenas o imunizante da Pfizer foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação das crianças. A vacina será aplicada em duas doses com intervalos de 21 dias.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Letícia Reichel, o imunizante é diferente do usado para a população adulta. “Existem diferenças na dosagem, composição e concentração da vacina para o público infantil, sem contar que o frasco possui a tampa de uma cor diferente. Enquanto a vacina para adultos tem a cor roxa, a vacina para crianças tem a cor laranja, o que facilita para o profissional na hora de aplicar a vacina”, destacou ela.

A imunização infantil começa na data de aniversário de um ano do início da vacinação contra Covid-19 no município, ocasião em que Sobral comemora quase 400 mil doses aplicadas no público maior de 12 anos, sendo que 98% desse público já estão vacinados com as duas doses ou dose única.

 

*Locais – sede*

Centro de Educação a Distância

Escola Antenor Naspolini

Escola Carlos Jereissati

Escola Edgar Linhares

Escola José da Matta

Escola José Parente

Escola Osmar de Sá

Escola Trajano de Medeiros

Escola Yedda Frota

 

*Locais – Distritos*

Aprazível – Escola Antônio Custódio

Aracatiaçu – Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes

Baracho – Escola José Leôncio

Bilheira – Escola Araújo Chaves

Caioca – Escola Manoel Marinho

Caracara – Escola de Tempo Integral Maria de Fátima

Jaibaras – Escola Leonília Gomes Parente

Jordão – Escola José Inácio

Patos – Escola de Tempo Integral Alzira Paulo Braga

Patriarca – Escola de Tempo Integral José Peregrino

Rafael Arruda – Escola de tempo Integral Francisco das Chagas

Taperuaba – Escola Francisco Monte

Torto – Escola Elpídio Ribeiro