quarta-feira, 5 de outubro de 2022

VEJA QUAIS PARTIDOS NÃO SOBREVIVERAM À CLÁUSULA DE BARREIRA

O ligeiro aumento de exigência para ultrapassar a cláusula de barreira nas eleições de 2022 já foi suficiente para ameaçar a existência de mais da metade dos partidos políticos brasileiros. Das 32 siglas atuais, apenas 13 conseguiram preencher os requisitos para permanecer atuando de forma plena, com as demais ficando excluídos da distribuição de recursos nas próximas eleições.

A cláusula de barreira foi adotada pela primeira vez no Brasil em 2018, com previsão legal de aumentar os requisitos a cada eleição. Em 2022, para atingir o desempenho necessário, cada partido teve de atender a uma de duas alternativas: uma é atingir 2% dos votos válidos para deputado federal, distribuídos em ao menos nove estados, com ao menos 1% de votos válidos em cada estado. Outra alternativa é eleger ao menos 11 deputados federais, distribuídos em ao menos nove estados.

Um dos partidos que não cumpriram essa margem foi o Pros, detentor da Fundação da Ordem Social. Esta realizou um estudo de quais partidos conseguiram e quais falharam em atender à cláusula de barreira de 2022.


Confira a seguir a lista de quais partidos tiveram desempenho inferior ao estabelecido na cláusula, e quantos deputados elegeram:

Patriota: 4

PSC: 6