quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Lula reforça compromisso de não tentar reeleição se vencer este ano



 O petista Luiz Inácio Lula da Silva, que já presidiu o Brasil por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2011, e é candidato a um terceiro mandato, fez uma postagem nas redes sociais garantindo que não tentaria uma nova reeleição.

“Eu, se eleito, serei um presidente de um mandato só”, escreveu Lula. “Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, completou, sem citar nomes. Lula faz 77 anos esta semana e deu declarações neste sentido, mas não havia fechado a porta de maneira tão objetiva.

Lula já fez a primeira grande concessão a um acerto político mais amplo ao escolher seu vice, o ex-tucano e ex-adversário Geraldo Alckmin (hoje no PSB). Ao longo da campanha, o petista foi juntando mais apoios fora da esquerda, como o dos economistas que criaram o Plano Real e de ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Sarney (MDB).

O apoio de fora da esquerda de maior peso político até agora foi o da senadora Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na disputa do primeiro turno pela presidência.

Em outro aceno para fora e sua base nesta reta final de campanha, Lula também disse que quer nomes de fora do PT em seu governo, caso seja eleito.