quarta-feira, 12 de outubro de 2022

EM NOTA, CNBB REPUDIA "EXPLORAÇÃO DA FÉ" E FALA EM "MANIPULAÇÃO RELIGIOSA" NA CAMPANHA ELEITORAL

Na véspera do feriado nacional pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota na qual repudia o que classifica como uma “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições deste ano.

De acordo com o texto divulgado pela entidade nesta terça-feira (11), “momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições”.

“A CNBB condena, veementemente, o uso da religião por todo e qualquer candidato como ferramenta de sua campanha eleitoral”, diz a nota. O documento não faz qualquer menção específica a candidatos.

A CNBB é uma instituição permanente que congrega os bispos da Igreja Católica no Brasil. Segundo o Código de Direito Canônico, os bispos “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens”.

No último domingo (1º), o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, participou de uma romaria fluvial em celebração ao Círio de Nazaré, em Belém (PA). A Arquidiocese de Belém, em nota, informou que não convidou “qualquer autoridade, seja em nível municipal, estadual ou federal” para participar da manifestação religiosa católica em devoção à Nossa Senhora de Nazaré.

A campanha de Bolsonaro ainda não confirma oficialmente, mas a tendência é que o presidente participe de uma das missas no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), na quarta-feira (12).

Leia a íntegra da nota da CNBB:

“Lamentamos, neste momento de campanha eleitoral, a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno. Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições. Desse modo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta e reprova tais ações e comportamentos.

A manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com a verdade e com o Evangelho.

Ratificamos que a CNBB condena, veementemente, o uso da religião por todo e qualquer candidato como ferramenta de sua campanha eleitoral. Convocamos todos os cidadãos e cidadãs, na liberdade de sua consciência e compromisso com o bem comum, a fazerem deste momento oportunidade de reflexão e proposição de ações que foquem na dignidade da pessoa humana e na busca por um país mais justo, fraterno e solidário”.