segunda-feira, 17 de outubro de 2022

COMITIVA DE DESEMBARGADORES VISITA OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ


Uma comitiva de desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participou, na sexta-feira (14/10), a convite da presidente da Corte, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, de visita guiada às obras de recuperação do Palácio da Justiça, iniciadas após sinistro que atingiu parte do edifício em setembro de 2021.

Na oportunidade, a desembargadora destacou o esforço de todos os envolvidos na reconstrução do Palácio da Justiça: bombeiros, engenheiros e arquitetos do TJCE, as empresas responsáveis pela obra, operários e servidores, gestores e magistrados do Judiciário, bem como o apoio do ex-governador Camilo Santana e da governadora Izolda Cela.

A presidente ressaltou ainda a importância do trabalho em grupo. “Desde gestões anteriores, o Tribunal de Justiça vem num ritmo de crescimento. Tanto é que escolhi como lema dessa gestão a ‘Transformação Digital com Humanização’. Eu tenho buscado trabalhar ao máximo esse lema. Aqui na presença do desembargador Washington Araújo, eu quero agradecer o grande empenho em trazer para o Tribunal de Justiça esse grande investimento do Promojud [Programa de Modernização do Judiciário]. Sempre que venho aqui ao canteiro de obras, costumo agradecer a Deus pela saúde e disposição, e a todos, do menor ao mais graduado, porque todos foram importantes para que hoje nós estivéssemos com esta obra no patamar que estamos. Já fizemos muito, mas temos muito ainda a fazer.”

Em seguida, o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Pedro Ítalo Sampaio, apresentou as bases do projeto aos desembargadores, enfatizando a modernização da estrutura, que atende normas e padrões de acessibilidade, segurança e sustentabilidade, eficiência energética (parte da energia será produzida por placas solares), e com espaços de trabalho compartilhados (coworking).


O grupo, composto por 28 desembargadores, acompanhados de assessores, engenheiros e profissionais da construção civil e segurança, percorreu as dependências da estrutural principal do novo prédio do TJCE, onde ficarão os gabinetes e a Presidência. Na ocasião, o ex-presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo fez suas considerações. “É uma grande oportunidade de ver como ficará o nosso Tribunal. Impressionou-me o reaproveitamento dos espaços que estavam ocupados e que, de certa forma, reduziam a utilização do prédio. A estética foi recuperada, o aspecto de segurança foi pensado, foi feita uma modernização das instalações e os gabinetes estão todos muito bons. Estou encantado com o que estou vendo aqui. O prédio está funcional e voltou a ter a sua beleza original”.

Também esteve presente o superintendente Adjunto de Edificações da Secretarias de Obras Públicas do Governo do Ceará (parceira na obra), Caio de Abreu Timbó. Os encontros para o acompanhamento dos trabalhos de recuperação do Palácio da Justiça ocorrem de forma periódica, pela própria presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

PALÁCIO DA JUSTIÇA
Inaugurada em novembro de 1986, no Centro Administrativo do Cambeba, a sede do TJCE sofreu um incêndio no dia 6 de setembro de 2021 e teve parte das instalações comprometidas pelo fogo. Não houve vítimas e as chamas não chegaram a danificar processos judiciais, tendo em vista que mais de 90% do acervo já estavam digitalizados.