quarta-feira, 12 de outubro de 2022

FORÇAS FEDERAIS AJUDARÃO TAMBÉM NO SEGUNDO TURNO DA VOTAÇÃO NO CEARÁ

Os juízes integrantes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovaram a requisição das Forças Federais para o 2º turno das Eleições 2022. O pedido, apresentado na sessão de julgamentos desta terça-feira, 11/10, será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral.


Será solicitado reforço conforme realizado no 1º turno, mantendo a relação de zonas eleitorais e locais de atuação das forças de segurança. O pedido abrange os municípios de FortalezaQuixadá, Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Pacajus, Aquiraz, Horizonte e Maracanaú.

O requerimento decorreu de consulta da Diretoria-geral do Tribunal à Comissão Permanente de Segurança, que se manifestou pela necessidade de manter as mesmas demandas do 1º turno. Concordaram com a solicitação a Presidência do TRE e a Procuradoria Regional Eleitoral. 

Os próximos passos da requisição de forças federais de segurança são a manifestação do Governo do Estado do Ceará e o envio ao Tribunal Superior Eleitoral, a quem caberá decisão final acerca da medida, nos termos da Resolução 21843/2004.

Proclamação dos resultados

Nesta terça-feira, 11/10, também foi proclamado o resultado definitivo das apurações das Eleições Gerais Federal e Estadual no Estado do Ceará do 1º turno. Os eleitos e eleitas foram apresentados à Corte pelo  vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, que também preside a Comissão Apuradora.

Na ocasião, o desembargador Raimundo Nonato destacou que, decorrido o prazo de impugnação, não foram apresentadas reclamações relativas aos Relatórios dos Resultados da Totalização. Os relatórios haviam sido homologados pela Corte do TRE em sessão plenária da última terça-feira, 4/10.

O presidente do TRE, desembargador Inacio Cortez, proclamou os resultados e estabeleceu a data de 16 de dezembro para realização de evento de diplomação dos(as) eleitos(as).