terça-feira, 12 de março de 2024

PARTIDO EM CRISE: ENTENDA A GUERRA PELO PODER NO UNIÃO BRASIL

partido União Brasil está no centro de uma crise. Há alguns dias, a legenda que era comandada por Luciano Bivar (UB-PE), desde o seu surgimento, em 2022, passou a ser liderado por Antônio Rueda, após uma eleição interna. E, aparentemente, foi esse o motivo para uma verdadeira disputa pelo poder na sigla, que terá R$ 517 milhões de fundo partidário em 2024.

Antigos aliados, Bivar e Rueda passaram a ser inimigos. O ex-presidente do UB chegou a trancar as portas da sede do partido para que o novo presidente não entrasse. Depois, segundo testemunhas, Bivar foi filmado ameaçando Rueda e a família de morte. As gravações foram entregue à Polícia Civil do Distrito Federal.


Em razão do cenário conturbado, Rueda decidiu levar a família para fora do Brasil. Na noite desta segunda-feira (11/3), recebeu uma ligação. Soube que tanto a casa de praia dele como a da irmã, que é tesoureira do União Brasil, estavam pegando fogo. Os imóveis ficam na Praia do Toquinho, em Pernambuco, berço político de Bivar. A destruição foi quase completa.

Acusações

Diante do clima interno da legenda, alguns representantes acusaram Bivar de estar envolvido no crime.

Paulo Emílio Catta Preta, advogado de Rueda, revelou à coluna do Guilherme Amado que não há como não suspeitar de Bivar. “Se isso for confirmado, estamos num patamar inaceitável de violência política no Brasil”, afirmou.

“É crime político. Coisa de facínora. De psicopata”, disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao blog da jornalista Daniela Lima, da GloboNews, sobre o incêndio que atingiu a casa de Rueda.

“Ele (Bivar) fez ameaças inclusive à família do Rueda. Isso é crime político, pistolagem. Temos a maioria da bancada da Câmara, a unanimidade do Senado e dos governadores: vamos ao Tribunal Superior Eleitoral para que isso seja investigado como crime político. Também vamos pedir a cassação do Bivar no Congresso”, disse o governador Caiado.

O secretário-geral da sigla, ACM Neto, aponta o episódio como grave e pede investigação.

“Foi um episódio gravíssimo, que exige apuração rigorosa e célere, para que possa entender o que houve e a autoria”, diz o secretário-geral da sigla, ACM neto.

Já Luciano Bivar, sugeriu que o incêndio pode ter sido um “golpe do seguro“. “Primeiro, precisa saber se não é o golpe do seguro, já que a casa estava abandonada há anos, e a estrutura, totalmente comprometida, segundo informações da região”, disse Bivar com exclusividade ao Metrópoles.

Ao ser questionado sobre a informação de que o partido vai pedir a sua cassação, Bivar disparou que também vai pedir o mesmo contra os colegas.

“Também vou pedir a cassação de vários deles, mas, infelizmente, o estatuto é soberano e só se sobrepõe ao Poder Judiciário”, afirmou.

Fusão

O União Brasil nasceu da fusão entre o DEM e o PSL – partido que elegeu Jair Bolsonaro em 2018. Com a junção dos dois partidos, o União Brasil se tornou uma das maiores bancadas do Congresso.

Nas eleições de 2022, a sigla elegeu 59 deputados – atrás de PL (99) e PT (68). No Senado, o União Brasil. No Senado, a legenda iniciou o ano de 2024 com sete senadores, atrás do PT (8), MDB (11), PL (12) e PSD (15).

(Site Metropoles)