segunda-feira, 13 de junho de 2011

DILMA E LULA ESTRELAM EM PRIMEIRA FILMAGEM DE POSSE EM 3D

Estreia em Nova York, um curta-metragem em 3D dirigido por Ricardo Stuckert sobre a posse da presidenta Dilma Rousseff.
O filme, que intercala cenas da posse com uma visita do ex-presidente Lula ao ex-vice–presidente falecido em março, José de Alencar, emocionou Lula e Dilma.
– Numa exibição privada no Palácio da Alvorada eles terminaram de assistir com lágrimas nos olhos — conta Stuckert, que foi fotógrafo da Presidência entre 2003 e 2010.
O documentário começa com a diplomação da presidenta no Tribunal Superior Eleitoral, mostra a cerimônia de posse e acompanha Lula na volta a São Bernardo do Campo.
Mas o registro de Stuckert não se restringe a momentos oficiais e explora também aspectos da intimidade de Dilma, Lula e Alencar.
Em uma das cenas, a mulher do ex-vice–presidente ameaça se separar depois de 53 anos de casamento se o marido desobedecer as recomendações médicas e viajar para Brasília para acompanhar a posse.
Esse é o primeiro filme no mundo que mostra uma posse presidencial, segundo Stuckert, que pretende lançar ainda outros projetos similares em parceria com a produtora Casablanca.
– Vamos registrar grandes eventos políticos para que a nossa história não se apague mais. O Brasil ainda é muito pobre em documentação histórica — diz.
O curta tem 24 minutos e abre o Cine Fest Petrobras Brasil–NY, uma mostra realizada há nove anos nos Estados Unidos.
No Brasil, o filme deve ser lançado nos cinemas em julho, e depois poderá ser disponibilizado na internet. (Poder Online)