segunda-feira, 11 de junho de 2012

ESCÂNDALO: E O VEVEU ARRUDA APOIOU JOSÉ GUIMARÃES EM SOBRAL

Na foto de arquivo: Inauguração do Comitê de Campanha de José Guimarães (PT) em Sobral, com direito as mãos dadas e levantadas.
Na eleição de deputado, em 2010, o petista José Nobre Guimarães (PT) ganhou a apoio do então vice-prefeito Veveu Arruda (PT) e toda sua tendência dentro do Partido dos Trabalhadores de Sobral. Veveu (PT) trabalhou e deu pouco mais de 1000 votos, ao deputado Guimarães (PT) por ser fiel escudeiro da política do deputado. Já a tendência de Gilvan Azevedo (PT) foi Ilário Marques. Na eleição (2010) dois sobralenses disputavam votos para a Câmara Federal: Pe. Zé que foi eleito pelo PP e Oman Carneiro que ficou na suplência pelo PRB, tirando 23 mil votos, em Sobral.
(Da Revista Epoca)
No auge do escândalo do mensalão, em julho de 2005, nenhum caso chamou tanta atenção quanto os “dólares na cueca”, que levaram à renúncia de José Genoino à presidência do Partido dos Trabalhadores. Um assessor parlamentar do então deputado estadual cearense José Guimarães (PT), irmão de Genoino, foi detido pela Polícia Federal, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Em suas roupas de baixo, havia US$ 100 mil em espécie. As investigações indicaram na ocasião que o dinheiro era propina recebida pelo então chefe de gabinete do Banco do Nordeste (BNB) e ex-dirigente do PT, Kennedy Moura, para acelerar empréstimos no banco. Passados sete anos, uma auditoria interna do banco e outra da Controladoria-Geral da União, obtidas por ÉPOCA, revelam um novo esquema de desvio de dinheiro. Somente a empresa dos cunhados do atual chefe de gabinete, Robério Gress do Vale, recebeu quase R$ 12 milhões. Sucessor de Kennedy, Vale foi o quarto maior doador como pessoa física para a campanha de 2010 do hoje deputado federal José Guimarães.
O poder de Guimarães sobre o BNB pode ser medido a partir da lista dos doadores de sua bem-sucedida campanha ao segundo mandato, dois anos atrás. A maior doação de pessoa física é dele próprio.