segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GROAÍRAS: MANIFESTO DOS PROFESSORES


Nós, professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Groaíras, viemos através deste manifestar  publicamente nosso sentimento de indignação perante a atual situação em que nos encontramos devido ao não pagamento de nossos vencimentos referentes ao mês de dezembro de 2012.
A educação do município de Groaíras vem em uma crescente em termos de resultados. Nos encontramos atualmente em 3º lugar em nível de CREDE e em 5º lugar no estado do Ceará. Sendo dados irrefutáveis os que demonstram os elevados níveis de proficiência em que se encontram nossos alunos no SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançando uma meta maior que a prevista para o ano de 2021 que é seis vírgula sete (6.7).
Esses resultados se devem principalmente ao trabalho incansável e comprometido de todos os professores e demais servidores que fazem a educação municipal.
Somos conhecedores que o salário é um direito do servidor, pois os mesmos já cumpriram e cumprem com seus deveres diariamente. O servidor público não pode ser prejudicado em seus vencimentos devido à mudança de gestão, de acordo com o que reza o princípio da continuidade do serviço público, pois não somos empregados da gestão e sim da Prefeitura Municipal de Groaíras.
Entretanto, não é isto que está acontecendo em nosso município. Devido à mudança de gestão estamos com o mês de dezembro em atraso e sem perspectiva de recebê-lo diante da nítida falta de sensibilidade da atual gestão, pois nos dias 04 e 15 de fevereiro do corrente ano, tivemos reunidos com a mesma, através de representação do sindicato APEOC, e em nenhum momento obtivemos com clareza um posicionamento com relação ao pagamento do mês de dezembro.
Em tais reuniões sempre nos é dado desculpas como forma de protelar a solução para o problema, demonstrando o total descaso com a classe, que apenas reivindica o cumprimento de um direito fundamental e necessário à sobrevivência, que é o de receber seus vencimentos.
Como professores, assumimos o dever de EDUCAR e essa missão vai além da sala de aula, além de conteúdos formais. Também educamos ao mostrar que temos que lutar por nossos direitos, por um mundo melhor, por uma educação de qualidade para todos, por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais da educação.
Diante do exposto, se não tivermos nenhuma posição favorável e documentada até dia 08 de março de 2013, iremos paralisar nossas atividades docentes e caso não tenhamos resultado satisfatório, após a paralisação, iremos acionar judicialmente os órgãos competentes em prol de nossos direitos. Esperamos que isto não seja necessário e que o gestor resolva agir de forma sensata e pensando no bem maior da educação groairense, pois os gestores são passageiros e devem respeitar, dialogar e valorizar os servidores públicos.
Nossa reivindicação também se justifica ante a atual ação do Poder Executivo em enviar ao Legislativo Projeto de Lei criando, dentre outros, trinta e um (31) cargos em comissão cujo preenchimento se dará no interesse discricionário do administrador, não levando em consideração critérios de competência, mas apadrinhamento político. O fato fere, dentre outros princípios norteadores da Administração Pública, a isonomia e padece tragicamente de moralidade, sem falar no impacto financeiro sobre o orçamento municipal e que poderá ensejar futuros atrasos nos pagamentos dos servidores públicos do Município.
Enquanto educadores estamos aptos ao diálogo na tentativa de chegarmos a uma solução viável, moral, sem atritos e legal. Somos partidários da prevalência do bom senso. O que menos desejamos é que a discórdia afete o regular funcionamento do Sistema de Ensino Municipal trazendo prejuízos multilaterais.
Deste modo, conclamamos a necessidade de apoio da sociedade groairense nesta luta que deve ser de todos, pais, alunos e dos que trabalham e estudam na escola pública municipal, pois a valorização do profissional implica diretamente na qualidade de vida na cidade.

Groaíras, Ce, fevereiro de 2013.
 (Professores)