quarta-feira, 7 de agosto de 2013

DEPOIMENTO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE MASSAPÊ

Estou a frente da Secretaria de Saude com o único propósito de retribuir ao povo massapeense com muito trabalho e dedicação toda a generosidade e acolhimento que sempre me deram. O primeiro passo ja foi dado. Conseguimos, em plena crise de médicos por todo o país fechar uma escala de plantonistas e agora alem do plantonista contamos com a inestimavel ajuda de nosso diretor clinico ficando dois medicos no hospital nos momentos de pico. Colocamos médicos em todas as equipes de PSF(com a chegada de mais dois novos médicos do Programa Mais Médicos teremos 11 médicos na Saude Basica). Contamos ainda com um ginecoobstetra, um pediatra e um ultrasonografista. Não falo nem da equipe de enfermagem e outros profissionais da saude porque ja tinhamos, e continuamos tendo, uma ótima equipe destes profissionais. Ainda assim é plano nosso ainda este mes aumentar o numero de agentes comunitarios de saude em nossa cidade. Esta semana iremos inaugurar o NASF(Nucleo de Apoio a Saude da Familia) e por todo este mês ou no inicio do outro inauguraremos o tão esperado e importante CAPS(Centro de Atençao Psicosocial) para atendermos a demanda de Saude Mental de nossa populaçao. Existe ainda graves problemas na questao do transporte de pacientes(ambulancias e outros carros), de estrutura fisica e de restauraçao que estao em processo adiantado de licitação(infelizmente ou felizmente há uma burocracia enorme e irritante para aquisiçao e realizaçao de tais necessidades). A critica de alguns setores da oposição é normal e a oposição esta ai para isso mesmo. Nem vou questionar porque tais pessoas nunca viram ou denunciaram os graves problemas que a Saude de Massapê enfrentou durante todos estes anos porque como está claro estes agora que se tornaram opositores. O que me irrita, e quero deixar isso bem público, é a atitude de pessoas, que direta ou indiretamente participam da administação, que na surdina, ou nem tanto, trabalham para que as coisas nao funcionem na Saude com todo tipo de artificio maléfico para conturbar, denegrir, falsear o trabalho que está sendo feito pela equipe de Saúde do município. Não estou ganhando nenhum real para ser Secretário: não recebo salário( por ja ser medico) nunca peguei nenhuma diária(mesmo ja tendo viajado varias vezes a serviço), nao tenho nenhum beneficio por esta no cargo(combustivel, restaurante, aluguel, etc). 
Repito. Estou secretário porque julgo que tenho este dever com o povo que por duas vezes confiou em mim fazer seu representante. Dentro da minha atividade de médico a melhor forma de eu pagar este débito é me empenhar para que a Saude de nossa cidade melhore e muito. Ficarei secretário enquanto eu tiver a confiança do prefeito Antonio Jose(logicamente) o qual vejo com toda boa vontade que a Saude avance em nossa Massapê ou enquanto eu achar que minha presença na pasta seja util a maioria da população. Jamais sairei da Secretária por medo de criticas ou por comodidade pessoal. Nao tenho nenhum interesse politico ou financeiro no cargo e nem me preocupa se as dificuldades inerentes ao cargo me prejudicarao politcamente no futuro. Estou fazendo o que deve ser feito, dentro das minhas limitaçoes, para que a Saude de Massape melhore bastante e para mim isso basta para continuar fazendo o que for preciso e possivel para que nosso povo tenha uma Saúde digna.
(Blog do Aldênis Fernandes)