terça-feira, 13 de agosto de 2013

DIA DO ADVOGADO É MARCADO NA AL COM ENTREGA DE PLACAS COMEMORATIVAS

O Dia do Advogado, comemorado anualmente em 11 de agosto, foi celebrado na noite desta segunda-feira (12/08), na Assembleia Legislativa, com sessão solene e entrega de placas comemorativas a profissionais que se destacaram na categoria. A solenidade foi solicitada pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), e pelos deputados Sérgio Aguiar (PSB) e Professor Teodoro (PSD).
José Albuquerque registrou que é uma honra participar da homenagem e ressaltou que a Assembleia Legislativa sempre manteve uma saudável, democrática e republicana relação de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).
“Ao longo de seus 80 anos, a OAB Nacional tem realizado admirável trabalho na defesa dos interesses, não só da categoria, mas de toda a sociedade. Parabenizo e homenageio a todos os advogados pelo transcurso desta data”, acrescentou.
Foram homenageados o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, advogado José Damasceno Sampaio; o diretor jurídico do Bradesco, Juvenal Araújo de Arruda Furtado; os advogados Schubert Farias Machado, Antônio Daudet Gondim Barreto e Roberto Martins Rodrigues, e os juristas Luiz Djalma Barbosa Bezerra Pinto e Miguel Oscar Viana Peixoto (in memoriam). O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, recebeu a placa alusiva à data, em nome da entidade.
Para Sérgio Aguiar, o bom advogado é aquele que se dedica à manutenção do direito de seu cliente, sendo peça chave na formação e no funcionamento da sociedade atual. O parlamentar citou o Código de Ética da OAB Nacional, lembrando que o advogado é indispensável à administração da Justiça, é defensor do estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social.
“Quero ressaltar a Importância de uma advocacia ativista e comprometida com a busca de uma sociedade mais justa e solidária. Nunca deixarei de lutar pela valorização de todos os advogados cearenses”, complementou.
O deputado Professor Teodoro fez um breve histórico da advocacia no Brasil e parabenizou a todos os profissionais da categoria, nas pessoas dos homenageados, “que bem representam seus pares. Minha admiração e congratulações a todos os advogados cearenses, aqui presentes ou representados”.
O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, que falou em nome dos homenageados, destacou que a OAB Nacional está comemorando 80 anos de existência em 2013, e pontuou que a sessão solene é uma oportunidade para celebrar vários temas relevantes para a advocacia. Ele lembrou que a Ordem do Ceará encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo o piso salarial dos advogados, apresentado por Sérgio Aguiar, e que a categoria colocou nas ruas um projeto de reforma política.
“Precisamos nos manter firmes em defesa da cidadania, da democracia e dos princípios republicanos. Nossa profissão pode propiciar aos que a exercem o brilho no olhar do outro, oferecendo-lhe o exercício da Justiça”, concluiu.
Durante a solenidade, foi feita a entrega oficial de carteiras pela OAB-CE, a 50 novos advogados.