terça-feira, 13 de agosto de 2013

PROJETO DO ATERRO SANITÁRIO REGIONAL SEGUE EM TRAMITAÇÃO

O Prefeito Veveu recebeu, na última sexta-feira, 9, em seu gabinete, o Secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, a equipe responsável pelo Projeto do Aterro Sanitário Regional e representantes dos 15 municípios consorciados. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto aos novos prefeitos eleitos no pleito de 2012, que representam os municípios já participantes do consórcio do aterro, a ser implantado na mesma área do aterro municipal de Sobral, às margens da estrada que dá acesso ao Distrito de Jordão.
O consórcio do Aterro Sanitário Regional é formado pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Pacujá, Senador Sá, Moraújo, Mucambo, Santana do Acaraú e Sobral. 
O projeto do novo aterro prevê um centro de produção de energia a partir de material biodegradável, além da coleta seletiva de resíduos sólidos com aproveitamento de materiais recicláveis.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que, a partir de 2014, sejam fechados no Brasil os lixões e os resíduos destinados a aterros sanitários. Em Sobral, o aterro está sendo criado, a partir de programa do Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A expectativa é que o aterro regional reduza os custos da coleta de lixo, estimule a adequação dos municípios da região à Política Nacional de Resíduos Sólidos e dissemine a cultura da coleta seletiva, gerando renda aos municípios consorciados.
De acordo com Camilo Santana, “o projeto está em fase de finalização, com investimento de R$ 22 milhões. Já foram feitos estudos de impacto ambiental, audiências públicas para discussões e esclarecimento de dúvidas, e em breve deverá ser expedida a licença prévia de execução”.
Ao final da reunião, o Prefeito Veveu sugeriu a formação de uma comitiva para visitar outros municípios brasileiros, onde projetos deste porte façam parte da realidade dos habitantes. (Blog do PMS)