quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PT E PMDB, UM CASAMENTO QUE JÁ CHEGOU AO FIM

BRA 247 – Maiores aliados no Congresso Nacional, o PT e o PMDB caminham hoje para um rompimento inevitável. Mesmo com a reafirmação pública, de líderes de ambos os lados, de que a parceria será mantida em 2014, a chance de se repetir a chapa formada pela presidente Dilma Rousseff e o vice – além de presidente do PMDB – Michel Temer é cada vez mais remota.
Os próprios partidos se mostram divididos: ao mesmo tempo em que o presidente do PT, Rui Falcão, reafirma em nota que a aliança do PMDB é "prioritária", assim como a reedição da chapa de Dilma e Temer nas próximas eleições, o petista Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, acredita que a parceria já é mais problema que solução e que já deu o que tinha que dar.
O mesmo ocorre com o PMDB. Michel Temer, que como presidente da legenda, também já confirmou parceria com os petistas para 2014, vem sendo cobrado por parlamentares do partido e já viu declarações públicas contra o governo de peemedebistas insatisfeitos, como o líder na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), sempre disposto a ir contra o que pensa o Planalto.
De um lado, o PMDB enxerga desprezo da presidente Dilma pelo Congresso e pelos aliados. Prova disso é um questionário elaborado pelo partido a fim de colocar no papel as insatisfações de seus filiados e avaliar se a aliança com os petistas vale realmente a pena ou não. Já o Planalto enxerga uma relação política que custa caro demais ao País.