segunda-feira, 14 de abril de 2014

PARABÉNS CRATEÚS! CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL DE FUTSAL


Um fim de semana histórico para a cidade de Crateús. O time da cidade voltou a colocar o futsal cearense no topo do país, após 13 anos, com a conquista da Taça Brasil de Clubes 2014.
O time crateusense derrotou no sábado, o Krona/Joinville-SC por 5x4, na final do torneio, que foi disputado no ginásio Deromi Melo, em Crateús. Com a conquista, a equipe de Crateús assegurou vaga no Sul-Americano de Futsal, previsto para agosto de 2015.
Na semifinal, o ‘Guerreiro do Poty’ venceu o tradicional Carlos Barbosa-RS, pelo placar de 7x2. A última vez que um time cearense havia sido campeão da Taça Brasil foi em 2001, com o SUMOV, que faturou seis títulos do certame. O extinto BANFORT levou o título em 1991.
Enquanto isso...Cadê o Futsal de Sobral?
Mesmo nunca tendo sido campeão da Taça Brasil, o futsal de Sobral era – num passado que fica cada vez mais distante, uma ótima referência dentre todas as equipes que participavam das competições de futsal realizadas no Ceará.
Lembrar daquela época é recordar de jogadores como o Maximino Frota, Manoel Francisco das Chagas Neto - Tidin, Luiz Sampaio, Isquinha, Gildo, e mais recentemente; do Poti, Aristides, Zé Roberto, Adilson, Gilson, Louro Sucata, dentre outros grandes atletas.
É relembrar de times como, por exemplo, dos “Anjos” - paixão do meu abnegado tio Derci Vasconcelos. É voltar ao tempo do Palmeiras, da Moageira Serra Grande, dos Marrequeiros e do Alfa. É  reviver o lendário e competente treinador Sebastião Albuquerque – o nosso querido “peso pesado” do esporte. Todos uma ótima lembrança de Sobral nas grandes competições da “bola pesada”.
E o que mais chama a atenção, para aquele período, o fato de nenhuma dessas equipes contarem com qualquer tipo de ajuda de dinheiro público. Era puro desprendimento e amor ao futsal.
Hoje, lamentavelmente, resta-nos tão somente o entoar de uma canção carnavalesca do ano de 1955, de autoria do sambista Aldacir Louro, interpretada por Gilberto Alves, que diz assim: RECORDAR É VIVER, EU ONTEM SONHEI COM VOCÊ!
Por: Raimundo Filho (SEFAZ)