quarta-feira, 26 de julho de 2017

FACEBOOK: OBRAS PARA NOVA AMPLIAÇÃO DE LEITOS DO HOSPITAL DE MESSEJANA COMEÇAM EM SETEMEBRO

Referência no tratamento de doenças cardíacas e cardiovasculares, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) receberá mais 48 novos leitos. O início das obras do Governo do Ceará está previsto para o próximo mês de setembro. O anúncio foi realizado durante o bate-papo ao vivo no Facebook do governador Camilo Santana, nesta terça-feira (25), que contou com a participação do secretário da Saúde, Henrique Javi. A autorização para a ampliação na unidade da rede pública foi concedida pelo chefe do Executivo em maio deste ano, durante a solenidade de entrega de outros 48 leitos no HM.

Ainda no campo da Saúde Pública, Camilo Santana destacou a liberação do investimento de cerca de R$ 3 milhões para o término da construção de 37 leitos para área de cirurgias no Hospital Dr. Waldemar Alcântara. Junto do secretário da Saúde, o governador visitou as instalações da instituição na última segunda-feira, em meio ao evento de entrega da Certificação de Acreditado com Excelência Nível III para o hospital, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

"Vamos buscar concluir o quanto antes a entrega dos 37 novos leitos do Waldemar Alcântara, desafogando mais o HGF (Hospital Geral de Fortaleza), que é o mais demandado da rede pública do Ceará. Nós estamos ampliando cada vez mais o Hospital de Messejana. Aumentei em 60% os leitos de emergência e já autorizei mais 48 novos leitos", afirmou Camilo.

Em conversa com Henrique Javi, o chefe do Executivo recordou também investimentos recentes em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínicas e novos equipamentos para a rede pública de saúde em todo o Estado. Dentre eles, o governador destacou o atendimento públlico a vítimas de infarto por meio do trombolítico pré-hospitalar, ofertado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

O titular da Sesa enfatizou que a Saúde Pública no Ceará tem apresentado resultados positivos pelo "reconhecimento do trabaho das pessoas que fazem" a rede pública estadual, como também o apoio constante de gestores e lideranças políticas cearenses. "No Hospital da Messejana, serão mais 48 novos leitos com previsão de início das obras para meados de setembro, o que significa não só duplicar a ampliação, mas também lembrar que foram entregues 10 leitos de terapia intensiva no mesmo hospital. São Mais de 100 leitos em menos de dois anos. Fazer saúde não é fácil, mas temos um governo comprometido e sensível a isso", destacou.

Perguntas e respostas

Dentre os questionamentos da população direcionados ao governador durante a transmissão ao vivo no Facebook, José Wilson perguntou se não seria inaugurada uma Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) na região do Cariri. O governador revelou que em breve Juazeiro do Norte e Sobral receberão o investimento na Segurança Pública. "Vamos fazer Unisegs nas duas maiores cidades do Interior do Ceará, Juazeiro e Sobral. Já estamos comprando novos equipamentos, novas viaturas, novas motos", respondeu Camilo Santana.

Os cearenses João Victor Oliveira e Júnior Araújo indagaram ao chefe do Executivo sobre a previsão de data do edital para concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O governador garantiu que já cobrou ao presidente do órgão e que, na primeira quinzena de setembro as incrições já devem estar abertas. "Você que está interessado, siga estudando e se preparando para a prova", disse.

Moradora de Mombaça, Dayanne Silva perguntou sobre a entrega de notebooks para alunos da rede pública de ensino, como premiação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica(Spaece).

"Eu licitei e já estamos recebendo os notebooks, são 22 mil nessa remessa. A previsão é que a partir do dia 24 de agosto sejam iniciadas as entregas. Vou fazer questão de fazer essas entregas regionais desse equipamento tão importante que ajuda os jovens cearenses", respondeu Camilo.

Agenda

O governador anunciou para a população que seguirá em viagem para Brasília, nesta quarta-feira (26), onde fará visita a ministérios e instituições em busca de mais recursos e investimentos para o Estado.

Na quinta-feira (27), fará parte de reunião do Conselho da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na qual participam governadores e Ministério da Integração. Nela, Camilo Santana ressaltou que o principal interesse do Governo do Ceará será incluir municípios cearenses no mapa de localidades classificadas como semiáridas.

"Essa vai ser uma reunião importante, pois dentro da pauta tem os municípios cearenses que não são considerados inclusos dentro do semiárido, prejudicando esses municípios na conquista de políticas públicas. Todos os estudos já foram feitos e técnicos justificam que muitos destes já deveriam fazer parte. Essa é uma luta de muitos prefeitos e muitos deputados", afirmou.

Em retorno ao Estado, o governador participará do lançamento do Passe Livre para Pessoas com Deficiência, na próxima sexta-feira (28), no Palácio da Abolição, e a entrega do Papel da Casa para moradores de Curió e Messejana, em Fortaleza, no sábado (29).

Veja a transmissão completa no Facebook do governador Camilo Santana.