quarta-feira, 26 de julho de 2017

CASA DO CIDADÃO REALIZA MAIS DE 24 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE

Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa
A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa realizou 24.385 atendimentos de janeiro a junho deste ano. O número representa um aumento de 112% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o órgão efetuou 11.487 atendimentos.
No mês de julho, essa demanda cresce ainda mais com as férias escolares. "É quando os pais e as crianças estão de férias que eles aproveitam esse momento para fazer o documento. O posto da Assembleia Legislativa, assim como a Casa do Cidadão no Benfica, tem por objetivo tentar desafogar o Vapt Vupt, pois, se você for ao Vapt Vupt, às 6h da manhã já não há mais senhas", explica a coordenadora da Casa do Cidadão, Mirla Vieira.
Ela acrescenta que a média de atendimentos por dia era de 60 a 70; hoje, são mais de 100. “Desde maio que sentimos que a demanda começou a aumentar. Houve uma ação do Balcão da Cidadania no Rio Mar e, quando encerraram as senhas lá, eles começaram a divulgar que também era possível buscar o posto de identificação da Assembleia", pontua.
Segundo a coordenadora, somente no primeiro semestre de 2017, foram emitidos 6.021 RGs - entre primeira e segunda vias - e 941 CPFs. Além da emissão, foram realizadas também a entrega desses documentos, a prestação de informações em geral à população, e emissões de declarações de gratuidade para pessoas carentes obterem junto aos cartórios da Capital a segunda via da Certidão de Casamento e de Nascimento.
"Temos uma parceria informal com os cartórios para eles cederem essas certidões sem custo a quem não pode pagar. A gente dá uma declaração e a pessoa se dirige ao cartório, já que, às vezes, a certidão é muito antiga, está ilegível ou rasgada", informa Mirla Vieira.
Os documentos necessários para a 1ª via ou 2ª via do RG são: certidão de nascimento (original e cópia) ou certidão de casamento (original e cópia); identidade do responsável (original e cópia) para menores de 16 anos; duas fotos 3x4 recentes; cópia do RG anterior ou Boletim de Ocorrência (BO), em caso de segunda via.
Já para solicitar o CPF é necessário o documento de identidade; Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada; Certidão de Casamento original ou cópia autenticada e o Título de Eleitor para maiores de 18 anos. O CPF é entregue na hora e a Carteira de Identidade em 15 dias.
A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa é uma parceria firmada com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e está localizada na rua Barbosa de Freitas com avenida Pontes Vieira, no Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II) da Assembleia Legislativa.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As senhas de atendimento são distribuídas de 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone: 3277 2786 / 3277 2782.