quarta-feira, 26 de julho de 2017

INSTALAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA DEVE SER EM AGOSTO NA ALCE

(Por Miguel Martins - DN)
O comportamento dos deputados estaduais deve ser acompanhado de perto pelo Conselho de Ética Parlamentar, instituído pelo Poder Legislativo em 2002, trazendo em seu bojo o Código de Ética e Decoro Parlamentar que, por sua vez, traz normas de conduta, direito e deveres dos parlamentares cearenses, desde a sua diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral. Todavia, embora tenha sido anunciado por duas vezes o grupo que deve compor o colegiado, o Plenário ainda não votou a composição.
De acordo com o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Audic Mota (PMDB), a fim de resolver esse empecilho, a presidência da Casa solicitou a emissão de certidões dos parlamentares que haviam sido indicados para o colegiado. “Na semana passada, todas as certidões foram emitidas e encaminhadas para o presidente Zezinho”.


Os nove titulares que devem compor o Conselho de Ética Parlamentar são: José Sarto (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Evandro Leitão (PDT), Antônio Granja (PDT), Joaquim Noronha (PRP), Carlos Felipe (PCdoB), Elmano de Freitas (PT), Ely Aguiar (PSDC) e Silvana Oliveira (PMDB). “Não há nenhum deputado respondendo a processo, conforme foi certificado. Acredito que no início de agosto podemos ter as primeiras reuniões do Conselho”, diz Audic Mota.