sexta-feira, 29 de setembro de 2017

CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS MOVIMENTA O MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM

A imagem pode conter: 3 pessoas
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas sorrindo, multidão
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol e multidão
O município de Boa Viagem foi sede da 19ª edição da campanha Ceará Sem Drogas na manhã desta sexta-feira (29/09), reunindo cerca de 2.500 pessoas. Com o intuito de disseminar informações e sensibilizar a população sobre o uso de drogas e a dependência química, o projeto, idealizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PDT), vem promovendo debates em diversas cidades cearenses desde 2014.
Com 52 mil habitantes, a cidade que acolheu o evento no Centro de Esportes, atualmente apresenta um quadro grave do problema com o uso de drogas, especialmente o crack, segundo levantamento do Observatório do Crack, projeto da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com o mapeamento, 82% dos municípios cearenses possuem algum problema com o crack, variando entre os níveis alto, médio e baixo.
Diante desse cenário, Zezinho Albuquerque ressaltou a necessidade de envolvimento de todos. “Estamos quebrando um tabu, construindo o diálogo. Sabemos que muitos jovens usam drogas por curiosidade e acabam se tornando dependentes químicos”, lamentou.
Lembrando a importância do acesso ao tratamento, o deputado ressaltou a criação do Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, que facilita a captação e aplicação de recursos para atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O Fundo foi criado por iniciativa do deputado, aprovado na Assembleia Legislativa de forma unânime e viabilizado pelo Governo do Estado.
Marcos Cals, ex-presidente da Assembleia Legislativa, elogiou a iniciativa do projeto que está percorrendo o Ceará com um assunto urgente, trazendo informação para a juventude, especialmente com relatos de uma pessoa que tem experiência com a dependência química e, especialmente, de quem a tem superado, como o ídolo esportivo Casagrande.
A prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira (PR), afirmou que a campanha da AL vem somar com a atuação municipal na conscientização de um problema que vem afetando tantas famílias. “Criamos o pacto municipal Todos pela Vida, que integra as diversas secretarias em um trabalho articulado de prevenção ao uso das drogas. Já temos mais de 60% dos nossos estudantes em tempo integral, mas queremos ainda mais, entendemos isso como um avanço também na prevenção”, afirmou.

Importância do apoio familiar
O comentarista esportivo e ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Walter Casagrande, partilhou suas experiências e ressaltou que a droga é sedutora e engana, pois as pessoas não acham que podem se tornar dependentes químicos. Internado em 2007 pela família e, especialmente, pelo filho mais velho dele que, na época tinha 18 anos, Casagrande relatou a importância do apoio e do carinho da família para esse processo longo e contínuo.
Ele abordou ainda os desafios da sobriedade e os diversos efeitos e riscos que o uso das drogas acarretam, como surtos psicóticos. Como ídolo esportivo, o célebre camisa 9 do Corinthians respondeu aos questionamentos dos jovens sobre a importância do esporte, os times pelos quais jogou, os amigos, como o também jogador Sócrates, e o uso de anabolizantes por muitos atletas, assim como a realidade do futebol atual. Com a presença no evento de muitos profissionais da área da saúde e assistência social, o ex-jogador afirmou a necessidade de também tratar a família, que se torna co-dependente e sofre com a dependência.
Agente de saúde há 26 anos, Eliacir Pereira atua na rotina das famílias e comenta que ouve muitos relatos de preocupação com a presença das drogas nas cidades e povoados. Para ela, o diálogo é passo essencial para a prevenção e precisar estar conectado com a realidade das pessoas. No povoado que ela atua, São Pedro, uma palestra sobre drogas está marcada para a próxima semana e a edição do Ceará sem Drogas oportunizou mais conhecimento e relatos de vida que fortalecem os argumentos para a palestra.
Os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Venceslau Vieira Batista, Fernando Mendes, 19, e Carlos Henrique Viena, 17, comentam que, na rotina dos jovens, o álcool é a droga mais comum. Os estudantes do Ensino Médio afirmam conhecer pessoas que têm problemas com o uso e abuso de drogas e que, na escola, participam de palestras sobre a temática.
Sob o lema de que um estado sem drogas é uma luta de todos, a campanha proporciona o encontro e diálogo entre a população e já passou pelas cidades Aracati, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral e Brejo Santo.
O evento desta sexta-feira contou com a participação dos deputados estaduais Fernanda Pessoa (PR), Evandro Leitão (PDT) e Yuri Guerra (PMN). Também estiveram presentes gestores públicos locais, prefeitos e vereadores da região e o secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva.