De acordo com o deputado Audic Mota, a TV Assembleia tem realizado um papel primordial e espetacular na exibição das atividades legislativas da Casa. “A TV Assembleia é, talvez, a maior vitrine que nossos deputados e deputadas têm. Ela e a FM Assembleia são o verdadeiro espelho legislativo”, destacou. O parlamentar avaliou ainda que a emissora tem a importante missão institucional de levar educação à população cearense, traduzindo-se em “uma fonte de conhecimento inesgotável”.
O deputado Roberto Mesquita elogiou os profissionais que compõem a TV Assembleia, bem como a atuação do diretor Antônio José Porto Mota que, segundo ele, vem desenvolvendo um “trabalho extraordinário”. “A TV Assembleia traz a possibilidade de a população interagir, conhecer, ver o trabalho dos deputados e deputadas e fazer também suas críticas”, comentou.
Na avaliação do jornalista e apresentador Renato Abreu, a emissora inaugurou um novo momento na Casa Legislativa e colocou, de forma definitiva, a Assembleia na era da modernidade. O jornalista também ressaltou que a TV Assembleia entrou na história por ser a primeira TV legislativa de sinal aberto do País. “A TV Assembleia surgiu para vencer um grande desafio: aproximar a representação popular de seu verdadeiro dono, porque, numa democracia, o dono é o povo, e mais ninguém”, pontuou.
O presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Paulo César Norões, enfatizou que a TV Assembleia cumpre um papel social importante ao expandir o cenário político e dar uma maior dimensão às galerias, que não precisam mais estar cheias para que as pessoas acompanhem o que acontece no Plenário.
Já o ex-governador do Estado do Ceará, Gonzaga Mota, parabenizou todo o corpo de funcionários da TV Assembleia pela eficácia e maneira correta com que tem levado ao povo cearense o trabalhado dos parlamentares.
O coordenador de Comunicação Social da AL, José Ilo Santiago Júnior, ressaltou a qualidade da atuação dos profissionais da TV Assembleia, "que trabalham com afinco e dedicação". Ilo também destacou o trabalho do ex-coordenador de Comunicação Social da AL, Adriano Muniz, que, junto com o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque, inaugurou a “nova era da TV da Assembleia”, com a instalação da transmissão digital.
O diretor do Núcleo da TV Assembleia, Antônio José Porto Mota, agradeceu a todos aqueles que fazem parte da TV Assembleia e afirmou que a iniciativa homenageia servidores que estão desde o primeiro momento na emissora e participaram da sua fundação. “Me sinto muito honrado de fazer parte dessa família, de homens e mulheres dedicados ao seu trabalho, com determinação e muito amor no que fazem”, salientou.
Receberam homenagens o diretor do Núcleo da TV Assembleia, Antônio José Porto Mota; o ex-diretor do Núcleo da TV Assembleia, Leonardo Colares de Borba; o coordenador de Comunicação Social da AL, José Ilo Santiago Júnior; o presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Paulo César Norões; a produtora do programa Questão de Ordem, Helenir Medeiros; a coordenadora do Núcleo de Cultura, Clara Pinho; a coordenadora do Núcleo de Documentários da TV Assembleia, Ângela Gurgel; a jornalista e editora Aline Cavalcante Gomes; e os repórteres e apresentadores Jânio Alves e Renato Abreu.
Também foram homenageados os colaboradores da TV Assembleia, Antônio Cláudio Costa e Marcus Antônio Fernandes Távora; o engenheiro eletrônico Gilson Moreira da Costa; o cinegrafista Pedro Paulo Barbosa de Freitas; o programador de imagens Eric Diniz Campelo; e o editor de imagens Samuel Campus Frota.
Participaram da solenidade, ainda, os deputados estaduais Heitor Férrer (SD) e Walter Cavalcante (MDB); o presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro; o presidente do Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto, ex-deputado Osmar Diógenes; o procurador chefe da Justiça Militar, Antônio Cerqueira; e o coronel Luiz Benício, representando a 10ª Região Militar.