terça-feira, 29 de maio de 2018

ANO MUNICIPAL DAS CIÊNCIAS SE INICA NESTA TERÇA-FEIRA

Nesta terça-feira (29/05), acontece a abertura do “Ano Municipal das Ciências” em Sobral, na Praça do Patrocínio, a partir das 19 horas. O evento marca o início da programação que antecede a comemoração dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral (29 de maio de 2019), formulada pelo físico alemão Albert Einstein, comprovada em Sobral, pela observação do mais famoso eclipse solar da história, em 1919.
Após o episódio, Sobral entrou para o cenário mundial, como palco da comprovação da teoria que revolucionou a ciência moderna, derrubando ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.
Durante o “Ano Municipal das Ciências” serão realizadas palestras, exposições, congressos, simpósios e construído o “Monumento da Luz", por meio do Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura e Urbanismo. Podem se inscrever no certame, até 18 de junho, equipes compostas por profissionais diplomados e coordenadas por um Arquiteto e Urbanista, legalmente habilitado, residente e domiciliado no Brasil.
Durante o evento de abertura, os interessados poderão observar corpos celestes através de telescópios móveis disponíveis na Praça.