segunda-feira, 18 de novembro de 2019

PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA NA CCJ DO SENADO

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 35 itens. Entre eles, emendas de Plenário à PEC paralela da Previdência (PEC 133/2019).  À mesa, em pronunciamento, presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS).  Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), disse na semana passada, que a PEC da prisão em segunda instância (PEC 5/2019) será votada no colegiado nesta semana. Ela registrou que seu dever é pautar qualquer projeto que seja da vontade da maioria dos senadores e acrescentou que a PEC será o primeiro item da reunião do dia 20 de novembro.
Simone disse que acertou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um procedimento mínimo para a tramitação da PEC na CCJ e no Plenário. Segundo a senadora, as mudanças de interpretação no Supremo Tribunal Federal (STF) trazem instabilidade jurídica e política ao país. Ela afirmou que é responsabilidade do Congresso se posicionar sobre o tema e não se pode tratar do assunto com base em caso específico, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.