terça-feira, 2 de março de 2021

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO SÃO LIBERADAS PARA O CASTANHÃO


A tão aguardada liberação das águas do São Francisco em direção ao açude Castanhão, através do chamado “eixo emergencial” do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), acontece na tarde desta terça-feira (1º). A Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) planejou o transporte do recurso hídrico durante a estação chuvosa, pois, as calhas dos rios estão cheias, minimizando a perda durante o trajeto. Hoje, o maior reservatório do Estado, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), está com 10,11% de sua capacidade.

Em outubro do ano passado, a água do ‘Velho Chico’ completou os 53 quilômetros de extensão do trecho que compreende entre a barragem de Jati, no município homônimo, e Missão Velha, com desemboque para o Riacho Seco. Nesta etapa, o “eixo emergencial” passava por testes e, desde então, não apresentou nenhum problema.

De acordo com o diretor de Águas Superficiais da Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra), Antônio Madeira Lucena, hoje a cota de água no canal é de 3,7 metros, atingindo sua altura máxima. “Tudo ocorreu bem, sem maiores problemas”, avalia ele sobre testes do eixo emergencial. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), disponibilizou uma vazão de 12 mil litros de água por segundo, que sairão da barragem de Jati.