segunda-feira, 31 de outubro de 2022

UNIÃO BRASIL E PT VENCEM EM 04 ESTADOS CADA

Legenda resultante da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil estreou nas eleições de 2022 vencendo os governos em quatro das 27 Unidades da Federação. O PT repetiu o feito da eleição passada e também venceu em quatro estados.

O União já havia levado dois governos em primeiro turno: Goiás, com a reeleição de Ronaldo Caiado, e Mato Grosso, com a reeleição de Mauro Mendes. Neste domingo (30/10), o Amazonas, de Wilson Lima, e Rondônia, de Marcos Rocha, escolheram representantes da sigla para ocuparem o cargo de governador pelos próximos quatro anos.


O União Brasil é a legenda que abocanhou a maior fatia do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) — mais conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão — no pleito deste ano: R$ 782,5 milhões, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Partido dos Trabalhadores (PT) terminou a primeira fase da corrida pelos governos estaduais à frente das outras legendas, com três governadores eleitos já no primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro.

Os petistas levaram a melhor no Ceará, com Elmano de Freitas, no Piauí, de Rafael Fonteles, e no Rio Grande do Norte, onde reelegeu Fátima Bezerra. Completa o time petista o governador eleito na Bahia, Jerônimo Rodrigues, que estreou com vitória no pleito deste ano.

A sigla ainda disputou o segundo turno em outras três unidades da Federação: Santa Catarina, São Paulo — maior colégio eleitoral — e Sergipe.

Em seguida, o MDB, PSB e PSDB elegeram três chefes do Executivo estadual cada.