quinta-feira, 24 de maio de 2012

PARQUE DE EXPOSIÇÃO EM ABANDONO


Prestes a completar um ano em que foi inaugurado, o Parque de Exposição João Passos Dias, em Sobral, vive hoje um cenário de total abandono. Considerado para ser um dos mais modernos do País, quando comparado aos dos grandes centros de eventos das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o equipamento nunca teve sua estrutura física concluída, e hoje a área que foi erguida está sendo tomado pelo mato, e destruída pelos vândalos.
O local foi construído para abrigar a Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte (Exponorte), que este ano chega uma data especial, 50 anos de fundação. O parque ocupa uma área de 17.594,98 metros quadrados, num investimento de R$ 23,14 milhões, oriundos do Tesouro Nacional. Conta com um centro de eventos, área de apoio técnico, apoio administrativo, cinco guaritas, oito pavilhões para bovinos, oito pavilhões para caprinos, um para equinos, uma pista de vaquejada, três blocos de banheiros públicos, seis blocos de apoio, sala de primeiros socorros, um curral e uma cabine de julgamentos.
A reportagem do Sobral News visitou o parque na manhã de ontem e pode constatar que uma das áreas que mais denunciam a falta de conservação é a pista de vaquejada, com toda estrutura coberta pelo mato. As instalações elétricas e hidráulicas foram danificadas, além dos banheiros que foram fechados com um tapume. As cabines de julgamentos estão com estruturas comprometidas. Também nos passeios públicos o mato cresceu em meio a arborização. O picadeiro, local destinado ao julgamento de animais e concurso leiteiro, também desapareceu.