O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) conquistou conceito 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A nota máxima -a escala varia de 1 a 5 - coloca a instituição de ensino entre as melhores do País.
A comissão de especialistas do MEC esteve no campus no período entre 26 e 28 de fevereiro para o processo de recredenciamento institucional. Os avaliadores fizeram análise de documentos, visitas às instalações físicas e reuniões com os grupos de gestores, de docentes, de técnicos administrativos, de estudantes, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com os coordenadores de cursos.
Antes de Sobral, os campi de Fortaleza, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, além da Reitoria, foram visitados por especialistas designados pelo MEC. A avaliação final do IFCE sairá após a análise dessas cinco unidades.
Entenda o recredenciamento
O recredenciamento é um processo regulatório e avaliativo que tem por objetivo verificar se as instituições de ensino superior estão atendendo aos padrões de qualidade necessários para a continuidade da oferta dos cursos. O recredenciamento tem como base cinco eixos norteadores do desempenho: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão; e Infraestrutura física.