quarta-feira, 24 de outubro de 2018

OITENTA ANIMAIS JÁ FORAM ATENDIDOS NO PROGRAMA DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

O Programa de Castração de Cães e Gatos, iniciado há três semanas pela Prefeitura de Sobral, já esterilizou 80 animais, entre cães e gatos. As cirurgias, que acontecem nas terças e sextas-feiras, têm como objetivo realizar o controle populacional desses animais, em sua maioria sem raça definida (SRD). O programa prevê serviços relacionados a procedimentos pré-operatórios (exames laboratoriais, hemograma completo, tricotomia e internação), trans-operatório (cirurgia de esterilização para fêmeas e machos) e pós-operatório (assistência ao animal até a retirada dos pontos), microchipagem e outros tratamentos.
De acordo com Sara Caranha, veterinária da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA), o controle populacional de animais de rua previne zoonoses (doenças infecciosas em animais capazes de serem transmitidas para o ser humano). Além disso, a castração de fêmeas diminui a incidência de câncer de mama, problemas no útero e reduz a agressividade nos animais. Nos machos, a esterilização faz reduzir brigas por território e por fêmeas. Por ficarem mais quietos, há uma redução de atropelamentos.
Para ter acesso aos serviços, é necessário realizar um cadastro, de forma presencial, junto a AMA (Av. Euclides Ferreira Gomes, nº 825, Coração de Jesus), apresentando xerox do RG, CPF, comprovante de residência e documento comprobatório de baixa renda. A ação atende à lei municipal nº 1.671, de 4 de outubro de 2017, que institui a Política Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal.