quarta-feira, 24 de outubro de 2018

TSE APROVA ENVIO DE FORÇAS FEDERAIS PARA CINCO MUNICÍPIOS CEARENSES NO SEGUNDO TURNO

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral
A Corte do Tribunal Superior Eleitoral aprovou na sessão plenária administrativa desta terça-feira, 23/10, o pedido do TRE do Ceará de envio de forças federais para reforçar a segurança do segundo das Eleições 2018, em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, votou favorável ao pedido e foi acompanhada pelos demais ministros da Corte. 
Na mesma sessão, o TSE aprovou o envio de tropas federais para outros 352 municípios localizados nos Estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e Tocantins .
Pedido do TRE-CE
Na sessão do último dia 15/10, presidida pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, os juízes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aprovaram, por unanimidade, o envio ao TSE do pedido de forças federais para os mesmo cinco municípios cearenses que já haviam recebido as tropas no 1º turno. 
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral atendem ao critério objetivo definido pelo TRE, por possuírem mais de 100 mil eleitores. O procurador regional eleitoral, Anastácio Nóbrega Tahim Junior, apresentou parecer favorável à demanda.
Em seguida, o governador do Estado, Camilo Santana, considerou "prudente e adequado" o pedido.