quarta-feira, 29 de maio de 2019

SENADO APROVA MP DOS MINISTÉRIOS E TIRA COAF DAS MÃOS DE SÉRGIO MORO

O Senado aprovou a Medida Provisória 870, que reestruturou a administração federal. O texto foi avalizado conforme chegou da Câmara, deixando o Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf) no Ministério da Economia. Texto segue para sanção presidencial.
Houve votação simbólica de destaques tentando manter o órgão na Justiça, como a configuração inicial da gestão de Jair Bolsonaro.
A votação representa uma vitória para o governo já que aprova a reforma ministerial proposta pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a medida retirou do ministro da Justiça, Sérgio Moro, o Coaf e desrespeitou as reivindicações dos manifestantes que chamou às ruas no último domingo. 

No primeiro momento, o Senado aprovou por 70 a 4 o texto base da MP. Somente a liderança do PSD votou contra. “Foi um voto de protesto contra a manobra do líder do governo para que não se vote ao destaque”. 

Após a primeira votação, quatro requerimentos de destaque, todos em relação ao Coaf, foram defendidos. Em seguida, 30 de 78 senadores presentes votaram contra a permanência do Coaf na pasta da economia e segundo o presidente do Senado não havia maioria, logo a sessão foi encerrada com a aprovação da MP da maneira como estava.