terça-feira, 28 de julho de 2020

APESAR DA COVID-19, BARROSO GARANTE ELEIÇÕES MUNICIPAIS SEGURAS

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, garantiu na segunda-feira (27/7) que as eleições municipais deste ano, marcadas para o mês de novembro, serão seguras, apesar da pandemia da Covid-19. Barroso, também ministro do Supremo Tribunal Federal, disse que as parcerias feitas com importantes instituições de saúde do Brasil vão permitir a realização do pleito sem riscos importantes para a população.

O ministro falou em uma videoconferência que fez parte do "1º Congresso Digital Covid-19 — Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia", promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente do TSE reconheceu que a Covid-19 não estará inteiramente sob controle até novembro, mas afirmou ter convicção de que o tribunal está pronto para promover eleições seguras.

"Temos essa situação, que caiu no meu colo, que é a necessidade de fazer uma eleição em um momento em que a pandemia não estará inteiramente controlada. Mas o TSE conversou com médicos, infectologistas, sanitaristas etc. e estamos preparados. Também tratamos com o Congresso o adiamento das eleições por algumas semanas, uma prova de que é possível encontrar soluções quando todos pensam juntos", disse Barroso — a votação estava inicialmente marcada para outubro e foi adiada por causa da Covid-19.

"A prioridade é assegurar a segurança dos mesários e dos eleitores. Fizemos uma parceria com a Fiocruz e com os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, e eles vão produzir um protocolo de segurança, um passo a passo para que a votação seja segura. Além disso, estamos negociando com a inciativa privada para que ela forneça equipamentos para a proteção dos envolvidos, como máscaras e álcool gel."