quarta-feira, 22 de julho de 2020

SOBRAL REALIZA MAIS DE 40 DIVÓRCIOS COM TRÂMITE SIMPLIFICADO E ÁGIL PARA AS PARTES

Sobral realiza mais de 40 divórcios com trâmite simplificado e ágil para as partes
A Defensoria Pública do Ceará tem buscado caminhos para fornecer o acesso à Justiça de forma ágil para as pessoas envolvidas em conflitos de família. Em Sobral, defensores e mediadores têm feito contato com os os assistidos que buscam iniciar ações de divórcio pela instituição e oferecido às mediações online, pelo Núcleo de Soluções Extrajudiciais e pelo projeto Laços de Família, uma parceria da Defensoria com a Prefeitura Municipal de Sobral e Uninta. Até o momento, mais de 40 casos foram resolvidos de forma célere e simplificada.
A preparadora de máquina, Maria Oneide da Silva, 44, passou por um desses atendimentos durante o trabalho remoto da Defensoria. Casada por 26 anos, ela viu que o relacionamento não tinha mais motivos para continuar. “Meu casamento não estava muito bem e chega um dia que não dá mais, então resolvi pedir o divórcio”, conta. Só não imaginava que em menos de 10 dias, estaria com a homologação do divórcio em mãos, graças ao fluxo estabelecido em parceria da Defensoria com o Poder Judiciário. “Eu dei entrada e poucos dias depois já estava com ele finalizado. Tenho amigas que estão aguardando quase dois meses com o mesmo pedido. Essa facilidade me ajudou demais. Durante o atendimento, fizeram um grupo para que a gente enviasse a documentação e já juntasse tudo pra chegar organizado pro juiz, isso ajudou demais”, relata Oneide.
A mediação entre as partes – realizadas por videoconferência – foi um dos primeiros passos realizados. “As mediadoras entraram em contato comigo e explicaram que seria por vídeo para não deixar o processo parado. Perguntaram se eu topava e, prontamente, eu disse sim”, conta. A mediação promove o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia, a melhor solução para o problema, sempre mediadas por uma terceira pessoa isenta e imparcial. “A mediação, ao proporcionar a oportunidade de diálogo entre os envolvidos, é uma alternativa para restabelecimento do vínculo que precisa ser mantido, bem como da resolução célere e eficaz da demanda. Ao oferecer o espaço e a escuta ativa aos mediandos, é possível propiciar um ambiente favorável para que os mesmos consigam encontrar soluções adequadas para os conflitos. Observa-se, também, a redução do número de pessoas que buscam novamente o Poder Judiciário por estarem insatisfeitas com a decisão tomada. Pois, ainda que o juízo seja imparcial e decida com equidade, o objetivo é empoderar as pessoas que estejam em um conflito, no intuito de que elas consigam ter a percepção se a situação pode ser solucionada através do diálogo amigável antes de recorrer à via judicial”, destaca a mediadora Luara Ximenes, 26.
A supervisora do Núcleo da Defensoria em Sobral, Emanuela Leite, discorre sobre os fluxos encontrados para que o processo no Direito de Família, em caso de consenso, tenham os prazos abreviados. “Durante a pandemia, percebemos uma agilidade nos processos de homologação judicial de divórcios consensuais. Como não temos como colher assinaturas e a ideia é priorizar a agilidade, fazemos uma gravação de vídeo da leitura do termo de acordo e a gravação está suprindo a assinatura, que não pode ser feita de forma presencial. Mandamos ainda para a Vara de Família, por exemplo, no caso de divórcios, toda a documentação pessoal de cada assistido, os termos de acordo e junto a mídia da gravação de vídeo que mostra a leitura do termo de acordo. Para nossa alegria, essas homologações não estão demorando nem dez dias, está sendo super rápido, o que confere a solução do conflito familiar e o direito aos assistidos”, explica.
Ela destaca que “tanto antes da pandemia quanto durante, nosso movimento sempre foi de alinhar um tratamento adequado dos conflitos de família, por meio da mediação e com muita escuta, tentando imprimir eficiência, trazendo resultado”. E o resultado pode ser festejado pelos mais de quarenta ex-casais que tiveram seus trâmites finalizados, durante período excepcional para a vida de Sobral, que é uma das cidades com maior índice de contaminação de Covid-19 no Estado,
“Muitas vezes as pessoas buscam o serviço e, por mais que elas se sintam acolhidas e a afagadas, tenham o seu conflito tratado, elas só consideram que está resolvido quando tem o documento na mão, um papel. Estamos felizes que isso está sendo cumprido”, comemora a defensora.
(Defensoria Ceará)