quinta-feira, 2 de julho de 2020

CONTRA CONGELAMENTO DE SALÁRIOS, SERVIDORES PRESSIONAM PARLAMENTARES


Servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal organizam um movimento para a derrubada de vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que tiveram como consequência o congelamento de salários e a suspenção de concursos. As restrições constam no projeto de ajuda financeira de R$ 60 bilhões a estados e municípios, como forma de recompor a perda de arrecadação devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Entidades que juntas representam aproximadamente 12 milhões de empregados públicos marcaram para esta quinta-feira (02/07) a entrega de uma carta aos parlamentares cobrando a derrubada dos vetos. A categoria quer a retirada de quatro trechos da lei. As restrições valem até o final de 2021.
Juntas, a Confederação dos Trabalhadores no Serviços Públicos Federal (Condsef), a Federação Nacional dos Servidores Públicos Estaduais e do Distrito Federal (Fenasepe), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) pretendem angariar apoio no Congresso e vencer a queda de braço com o governo.
O veto não apreciado, após 30 dias do seu recebimento, é incluído automaticamente na pauta do Congresso Nacional, sobrestando as demais deliberações. Isso levou os servidores a organizarem a arrancada contra o governo.