terça-feira, 4 de outubro de 2022

PDT DE CIRO DECLARA APOIO A LULA. MORO E ZEMA VÃO DE BOLSONARO


O presidente do PDT, Carlos Luppi, anunciou nesta terça-feira (4) que o partido decidiu, de maneira unânime, apoiar a candidatura do ex-presidente Lula (PT) no confronto em segundo turno com Jair Bolsonaro (PL). Lideranças pedetistas se reuniram nesta manhã em Fortaleza. “Ciro endossa integralmente a decisão do partido”, afirmou Lupi. Este é o primeiro apoio partidário oficial recebido por Lula no segundo turno.

O pedetista não adiantou se Ciro se engajará na campanha de Lula. O pedetista atacou duramente o ex-presidente, acusando-o de corrupção e chamando o PT de “organização criminosa”. Parte do eleitorado dele, segundo  Datafolha, migrou para Bolsonaro na véspera da votação. Ciro ficou na quarta colocação, com menos de 4% dos votos válidos, sua pior participação em uma eleição presidencial.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, declarou ontem voto em Lula e disse que vai levar a proposta para que o seu partido, que apoiou Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, oficialize seu alinhamento ao petista. O PT também busca o apoio de Tebet, que prometeu se posicionar até esta terça-feira. Em entrevista ao Congresso em Foco Talk, em julho, a senadora disse que jamais apoiaria Bolsonaro em um eventual segundo turno. Mas evitou se manifestar a respeito de Lula.

Jair Bolsonaro ganhou o apoio do PSC e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reeleito em primeiro turno. O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro, que deixou o Ministério da Justiça acusando o presidente de interferir politicamente na Polícia Federal, declarou no Twitter nesta terça que apoiará o ex-chefe.