segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TRISTE ESTATÍSTICA: O BRASIL VIRANDO PÓ

Relatório recente da ONU revela que o Brasil é o maior consumidor de cocaína da América do Sul, com cerca de 900 mil usuários da droga. Já os dependentes de crack, que tem se alastrado pelo país e já provoca uma epidemia de homicídios em diversas cidades, são estimados em 600 mil pessoas pelo governo federal.
Segundo as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, bem como o Conselho municipal Antidrogas, não há informações sobre o número e o perfil de dependentes na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com dados de 2010, da Secretaria estadual de Assistência Social, entre os dependentes de drogas que procuram atendimento no Centro Estadual de Assistência sobre Drogas (Cead), 38% são usuários de cocaína; 36%, de crack; 24%, de álcool; e 2%, de maconha. Oitenta e cinco por cento desses dependentes são homens, e a maior parte (48%) tem entre 18 e 30 anos.
A maior parte da cocaína que entra no Brasil vem da Bolívia, atualmente o terceiro maior produtor mundial da droga. Os governos dos dois países avaliam que 60% do volume produzido em território boliviano – 110 toneladas, segundo a ONU – saia de lá pela vasta região fronteiriça (3,4 mil km) com o Brasil.
(Diário do Nordeste)